5 gestos que vão tornar o seu Natal mais ecológico

Tenha uma atitude (mais) verde esta quadra, adotando comportamentos amigos do ambiente. lncentive também o seu filho a fazê-lo, explicando-lhe por que deve preservar o planeta.

Imagina a quantidade de desperdícios que se regista ano após ano? Nesta época de festa, pare para pensar e ofereça ao planeta o melhor presente, a ecologia, ensinando ao seu filho as preocupações ambientais extra que se devem ter nesta altura. Uma das melhores forma de o fazer é dando o exemplo, adotando gestos e comportamentos mais ecológicos, muitos deles muito simples, como os que lhe sugerimos de seguida.

1. Árvore de Natal

Adquira um pinheiro de natal artificial, uma decoração natalícia que poderá ser reutilizada. Caso prefira um natural, compre apenas em locais autorizados que ofereçam garantia de sustentabilidade.

2. Decoração

Reutilize ou recicle os enfeites de anos anteriores. Certas plantas, como o azevinho, estão em vias de extinção. Prefira azevinho artificial ou use a criatividade.

3. Presentes

Faça você mesma os embrulhos de Natal reutilizando materiais de anos anteriores, papéis ou tecidos. Evite produtos com embalagens excessivas ou complexas.

4. Compras

Use os transportes públicos para fazer as suas compras de Natal e leve o seu próprio saco para evitar o desperdício de sacos de plástico.

5. Alimentação

Prefira frutas e vegetais da época, com menos impactos ambientais. Certifique-se ainda que o bacalhau ou polvo para a ceia de Natal é de média ou grande dimensão. Por exemplo, o polvo deverá pesar pelo menos 800 gramas, o tamanho de um polvo adulto, para não estar a adquirir um ainda em fase de crescimento e maturação.

artigo do parceiro:

Comentários