Acabe com as estrias

As estrias são pequenas cicatrizes que aparecem devido a oscilações da pele muito rápidas: gravidez ou aumento de peso muito rápido.

As estrias são pequenas fissuras que podem aparecer quando o tecido adiposo ou muscular sofre um crescimento muito rápido e ocorre uma diminuição da espessura da derme e epiderme, sendo a barriga e as coxas as áreas mais preponderantes. Em casos extremos, as estrias podem dar comichão e ardor, mas por norma não se sente o seu aparecimento. O tom também indica a periodicidade das mesmas, isto é, se forem de tom avermelhado são estrias recentes e mais fáceis de tratar e remover, mas caso sejam brancas é porque já têm cerca de um ano ou mais. É certo que beber muita água e utilizar cremes hidratantes com ácido retinoico ou colagénio ajuda consideravelmente na prevenção, mas nem sempre se conseguem remover por completo. Adote algumas destas receitas...

Esfoliar
Misture uma colher de açúcar com óleo de amêndoas doces e esfregue nas estrias diariamente. A esfoliação irá eliminar as células mortas e uma fina camada da pele, favorecendo a origem de uma nova.

Não coçar
Ao coçar está a destruir as fibras que dão sustentação à pele, o que fará um aumento das estrias.

Sumo de limão
Os ácidos do limão ajudam na eliminação de células mortas, por isso esfregue de forma circular as áreas afetadas com sumo de limão, deixando secar por cerca de 10mn.

Vitamina E
Além de favorecer a circulação sanguínea, é excelente para combater o envelhecimento da pele. Por exemplo, o azeite ajuda na restauração do tecido da pele e pode ser aplicado nas estrias. Pode optar por cápsulas ou óleos e massajar na área pretendida. Aconselhe-se numa ervanária ou farmácia.

Alimentação
Recomenda-se a ingestão de muitos legumes frescos, frutas e alimentos ricos em vitamina E sendo que, conforme referido acima, beber muita água tem de fazer parte do cardápio.

Comentários