Pele renovada em cada gesto

A renovação das células cutâneas é essencial a uma imagem mais cuidada e protegida. Os benefícios da esfoliação para uma epiderme mais jovem e com um aspeto mais luminoso.

Os esfoliantes ajudam a oxigenar a epiderme e a estimular a sua renovação celular. Graças à sua ação poderá exibir uma pele mais jovem e luminosa. Um dos processos naturais da pele é a sua renovação. As células da camada externa da pele morrem e são substituídas por células novas, prontas para levar a cabo a sua função protetora. No entanto, este processo fica mais lento com a passagem dos anos.

Com o avançar do tempo, as células mortas tendem a acumular-se e dão lugar a uma pele baça e com um aspeto envelhecido. Como tal, a esfoliação é um tratamento básico de limpeza da pele com múltiplos benefícios. Estes cosméticos desintoxicam a pele, já que exercem uma função de arrastamento das células mortas que ajuda à descamação e eliminação de impurezas.

Dependendo dos seus componentes, podem exercer uma ação química ou mecânica ou ambas. Estes são os tipos de esfoliantes mais comuns:

- Esfoliantes químicos

Baseiam-se na destruição da camada mais superficial da pele e conseguem-no graças à incorporação dos denominados ácidos de frutas ou alfahidroxiácidos (AHA). É o caso do ácido glicólico (potente ativo antirrugas com propriedades esfoliantes e renovadoras) ou do ácido cítrico (poderoso antioxidante aclarador que previne o fotoenvelhecimento).

- Esfoliantes físicos

Combinam agentes com funções mecânicas de arrastamento com ingredientes suavizantes, refrescantes e calmantes. Podem ser de origem animal (casca de ovo, cascas de moluscos ou pó de pérolas, por exemplo), vegetal (cascas de sementes de damasco, amêndoa ou noz, sementes de papoila, flocos de cereais, açúcar e bambu) ou mineral (sílex, caulino ou sal marinho).

7 benefícios dos esfoliantes

1. Unificam o tom de pele, uma vez que ajudam a atenuar as manchas.

2. Aumentam a luminosidade da pele porque removem células mortas.

3. Desincrustam o sebo dos poros, prevenindo o aparecimento de pontos negros.

4. Melhoram a textura da pele porque regulam a produção de sebo.

5. Alisam a pele e reduzem as rugas superficiais.

6. Tonificam o corpo graças à activação da circulação sanguínea através da massagem que se efectua ao aplicar o esfoliante.

7. Aumentam a eficácia dos tratamentos de beleza já que, depois da esfoliação, a pele se encontra num estado óptimo para a absorção de outros produtos.

4 cuidados essenciais para uma pele mais pura:

1. As zonas mais delicadas do corpo como o pescoço, o contorno dos olhos ou o peito não devem ser esfoliadas ou então ser esfoliadas com produtos muito suaves.

2.  Não se esfolie depois da depilação.

3. Não se exponha ao sol depois da esfoliação.

4. Se tiver problemas cutâneos como psoríase, dermatite ou rosácea, consulte um dermatologista para saber se este tratamento lhe convém.

Texto: Madalena Alçada Baptista

artigo do parceiro:

Comentários