Como preparar gelados caseiros (deliciosamente) irresistíveis

As coisas feitas por nós são as que têm mais sabor. Saiba como confecionar uma sobremesa fresca e deliciosa com os ingredientes mais frescos e saudáveis com os conselhos de Mafalda Pinto Leite.

Gelado

créditos: Anna Pustynnikova

Os gelados são feitos de natas frescas, ovos, essências naturais e, por vezes, leite. Muito pouco ar é incorporado o que os torna densos, ricos e cremosos. Os sorvetes tecnicamente são gelos. São compostos por açúcar, limão e fruta fresca. Simples e refrescante. Para quem se aventura a fazer gelados em casa, penso que eventualmente quererá adquirir uma máquina. Há uma grande diferença entre utilizá-la ou fazer com utensílios comuns.

A máquina proporciona uma textura mais cremosa e pode obter o seu gelado em minutos. Na preparação, deve utilizar sempre os melhores ingredientes. Aqui não podemos enganar com produtos light. É essencial usar natas frescas boas. Ovos biológicos, se possível. Essências naturais, sempre que possível (vagem de baunilha em vez de essência sintética). Leite, se desejar. E qualquer outro ingrediente que queira.

Pode e deve também usar fruta fresca! Um dos principais motivos por optar fazer o gelado em casa é poder utilizar os melhores e mais frescos produtos disponíveis. E opte sempre por produtos sazonais, que é o que eu, por hábito, faço. Em termos de conservação, um conselho que deixo é que o gelado deve ser consumido o mais rapidamente possível. Os cristais de gelo formam-se à superfície quando em contacto com o ar.

Se o guardar, coloque uma camada de papel aderente ou vegetal directamente na superfície do gelado, isto não só vai retardar a formação destes cristais mas também evitar que o mesmo absorva os cheiros do congelador. Se o gelado ficar muito duro, pode amolecê-lo no frigorífico, lentamente. O objetivo é obter uma consistência que seja fácil de servir e saborear. Veja também as melhores opções de gelados para não enfurecer a sua balança.

Texto: Mafalda Pinto Leite (chef)

artigo do parceiro:

Comentários