Músculos de ginásio ou de bisturi?

Já não precisa de passar horas a treinar para exibir um corpo de sonho. Uma cirurgiã plástica revela como são colocados os implantes para definir os peitorais ou pernas.

São cada vez mais os homens que, em vez de passar horas e horas no ginásio, decidem tirar proveito das intervenções cirúrgicas. Definir os peitorais, exibir uns glúteos firmes ou uns braços fortes e musculados são alguns dos desejos masculinos que podem ser resolvidos numa consulta de cirurgia estética, recorrendo, por exemplo, aos implantes. Tratam-se de próteses de silicone coesivo, intramusculares ou submusculares.

Próteses que se colocam nos músculos que o paciente quer salientar, nomeadamente braços, pernas, abdómen, peitorais ou glúteos. Tal como as próteses que são utilizadas nas mulheres para o aumento do peito, são implantados sob anestesia geral. No caso dos homens, contam com uma grande vanta­gem. Beneficiam da experiência prévia dos implantes femininos em cirurgia estética.

Durante anos, as mu­lheres tiveram de se submeter a inúmeras peripécias com as primeiras próteses utilizadas, que deram origem a muitos problemas. Felizmente, a cirurgia esté­tica avançou de uma forma espetacular e os homens beneficiaram de todo esse longo processo de prática clínica das senhoras.

O (possível) perigo de rejeição

Nos dias que correm, já não se fala em rejeição. Podem existir casos em que o implante não é bem tolerado pe­lo paciente, dando lugar a hematomas ou seromas (for­mação de um líquido transparente que se acumula  à volta do implante), ambos problemas tratáveis. Segundo Fátima Baptista Fernandes, especialista em cirurgia plástica, as próteses que se colocam atualmente (silicone texturizado, coesi­vo e com superfície de poliuretano) não causam qual­quer tipo de problema.

«Se, passados dois anos de se ter efectuado um implante mamário, observarmos o paciente, podemos constatar que a prótese está com­pletamente incorporada no seu organismo», afiança.

Como se processa a operação?

Tomemos como exemplo uma das cirurgias mais procuradas pelos homens, o aumento de peitorais. Se o ginásio não dá os resultados esperados depois de muitos exercícios para melhorar esta zona muscular, a sala de operações sim, de forma rápida e eficaz. Mas este tipo de prótese muscular requer uma técnica mi­nuciosa e uma avaliação prévia de cada caso em parti­cular, com o objetivo de adequar o resultado final aos desejos do paciente.

Veja na página seguinte: Os passos mais importantes neste tipo de cirurgias 

Comentários