Devemos comer mais vegetais e fruta mas é indiferente escolher entre uma variedade e outra?

Um estudo internacional assegura que não. Existem alguns que são melhores do que os outros. Os especialistas dizem quais.

Os vegetais e a fruta fazem bem mas não são todos iguais. Quando o objetivo é perder peso, o consumo destes alimentos tende a assumir protagonismo na dieta. No entanto, um estudo norte-americano publicado no jornal PLOS Medicine concluiu que alguns são mais vantajosos que outros. Após a análise de mais de 70 frutos e vegetais incluídos na dieta de mais de 130.000 americanos, os investigadores foram muito claros no veredito.

Os especialistas concluíram que os vegetais associados a uma maior perda de peso são aqueles que têm maior teor de fibra e menor índice glicémico, especialmente os crucíferos, como os brócolos, as couves-de-bruxelas e a couve-flor. No que se refere à fruta, particularmente, bagas, maçãs e peras contribuem para uma maior perda de peso em relação aos vegetais, defendem os autores do estudo.

Apesar da taxa de peso perdida parecer pequena (0,11 quilos por porção extra de vegetais e 0,24 quilos por porção extra de fruta), consumir uma ou duas porções extra pode fazer a diferença a longo prazo, pelos menos na manutenção do peso, avança ainda a investigação. Veja também a galeria de imagens com plantas, frutos e mezinhas naturais que emagrecem e saiba também quais são os 5 alimentos gordos que ajudam a emagrecer.

artigo do parceiro:

Comentários