Serei intolerante à lactose? Nutricionista alerta para 5 sinais a que deve estar atento

A intolerância à lactose resulta da insuficiência na produção de lactase pelo organismo humano, a enzima que desdobra e decompõe aquela substância do leite. Moda ou não, é um problema cada vez mais comum em adultos. A nutricionista Jo Travers destaca 5 sinais a que deve estar atento.

Esta enzima produzida no intestino delgado divide a lactose em dois monossacarídeos (a glicose e a galactose), promovendo a sua absorção no organismo. No entanto algumas pessoas não conseguem produzir lactase em suficiência, o que significa que grande parte destes açúcares acabam fermentados no intestino, o que leva à formação de gases, dores abdominais e diarreia.

Ao "The Huffington Post", a nutricionista Jo Travers, e autora do livro "The Low-Fad Diet", refere cinco sintomas comuns da intolerância à lactose:

Flatulência

É dos sintomas mais comuns e constrangedores da intolerância à lactose.

Cólicas

Se sentir dores de estômago após consumir alimentos que contenham leite, pode ser um sinal de que tem este problema. Este tipo de sintomas surge 30 minutos a duas horas depois do consumo de alimentos lácteos.

Distensão abdominal

Se sente a barriga inchada depois de ingerir leite ou  iogurtes, queijo ou manteiga, pode ser sinal de que o seu intestino não está a reagir bem à presença da lactose.

Náuseas

As náuseas são outro dos sintomas recorrentes na intolerância à lactose.

Diarreia

Se as suas fezes são quase sempre fracionadas ou demasiado líquidas - e se costuma consumir leite - experimente deixar de o fazer.

Saiba mais12 alimentos que o podem deixar doente (mesmo sem bolor ou mau cheiro)

Veja ainda: Está na moda dizer mal do leite, mas o leite faz bem

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários