Temperaturas de 40 graus negativos provocam várias mortes nos Estados Unidos

Temperaturas perigosamente baixas, responsabilizadas por nove mortes, estão a afetar uma larga parte dos EUA, congelar torres de água no Iowa, suspender transportes fluviais em Nova Iorque e provocar a abertura de centros de aquecimento no sul.
créditos: Scott Olson/Getty Images/AFP

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu hoje avisos para vento frios e alertas de gelo, destinados a uma área que se espalha do sul do Texas até ao Canadá e do Estado de Montana ao de Nova Inglaterra.

Ao início do dia de hoje, a temperatura mínima registada em Indianapolis, capital do Estado de Indiana, igualou o recorde histórico para o dia 02 de janeiro, que tinha sido registado em 1887, nos 24ºC negativos. Mais a norte do Estado, em Lafayette, o recorde do dia foi mesmo pulverizado, ao passar de 21ºC negativos para 28ºC negativos.

“As temperaturas estão claramente extremas, mas já tivemos mais frio”, relativizou Joseph Nield, um meteorologista em Indianapolis, detalhando que o recorde absoluto de temperaturas negativas no Estado é de 38º Celsius, registado em 1994. Mas o frio é algo que se deve levar a sério, preveniram os meteorologistas.

VEJA AINDAOs 10 alimentos contra o frio mais recomendados pelos nutricionistas

LEIA TAMBÉM: 15 alimentos que são autênticos remédios

Com ventos esperados na área de Chicago entre 29ºC negativos e 37ºC negativos, as autoridades têm prevenido para os riscos de hipotermia e queimaduras pelo frio e instaram os residentes a tomarem precauções, incluindo vestindo-se com camadas de roupa, usarem chapéu e luvas, cobrirem a pele exposta e levarem os animais domésticos para casa.

Mais casos de hipotermia

No Estado do Tennessee, os dirigentes de uma prisão de alta segurança estão a usar aquecedores portáteis e cobertores suplementares para manter quentes os detidos e os guardas.

Os hospitais em Atlanta estão a ter uma subida das deslocações aos serviços de urgência por casos de hipotermia e outros problemas de saúde, depois de temperaturas caírem acentuadamente. Em Atlanta, foram registados 11ºC negativos na madrugada de hoje.

Comentários