Boris Bork: o pensionista que conquistou milhares de seguidores com vida falsa no Instagram

Na Internet era conhecido como Boris Bork, um milionário que levava uma vida capaz de fazer inveja ao comum dos mortais. Ao longo de 28 semanas, este homem conquistou 33 mil seguidores graças às fotografias do seu estilo de vida luxuoso e extravagante que eram colocadas no Instagram.

Na Internet era conhecido como Boris Bork, um milion

Mas a verdade é que Boris Bork nunca existiu. O homem, que durante seis meses assumiu uma identidade falsa, era na verdade Boris Kudryashov, um reformado russo cujos rendimentos mensais rondavam os 167 euros.

Tal como explica o site da BBC, tudo não passou de um golpe de marketing levado a cabo por Roman Zaripov, um consultor de 23 anos que decidiu provar ao mundo que qualquer pessoa pode ter sucesso online e tornar-se na próxima sensação da Internet sem gastar muito dinheiro.

Após encontrar a pessoa perfeita para o papel de Boris Bork na rede social VKontakte, o jovem investiu 720 euros para recriar e fotografar o dia a dia da personagem criada por si. No espaço de pouco tempo, Bork tornou-se num fenómeno mediático à conta de uma vida completamente falsa documentada no Instagram.

Ao longo de 28 semanas, os seguidores de Boris Bork deliciaram-se com as extravagâncias deste milionário que incluíam viagens, compras em lojas de luxo, grandes carros e mulheres bonitas.

Num post, colocado no Facebook onde expôs o seu projeto e a verdadeira identidade de Boris, Zaripov afirmou ter ficado espantado com o facto das pessoas não confirmarem as informações que estão ao seu dispor nas redes sociais. “Fico surpreendido como é que, com 720 euros, podemos fazer com que milhares de adultos acreditem numa pessoa que não existe”, podia ler-se.

Comentários