Serão verdades ou apenas mitos?

Tire as teimas a algumas coisas que já deve ter ouvido e assumido como garantidas.
créditos: Photo by Tachina Lee on Unsplash

Cresceu-se a ouvir algumas, outras foram passadas pela televisão, e de tantas outras maneiras. O que é curioso porque muitas das vezes são interiorizadas algumas teorias como sendo verdades absolutas, quando na realidade nada têm de científico e até podem ter alterado com o decorrer dos anos.

Não lavar a cabeça quando se está menstruada porque faz mal
Ainda que hoje em dia já não seja muito comum ouvir isto, até há bem pouco tempo era coisa que as mães diziam às filhas. Ora, na época em que não havia esquentadores e o banho era de água fria isto até fazia algum sentido. O facto de todo o corpo ser lavado com água fria e o cabelo molhado demorar muito tempo a secar faz com que os vasos sanguíneos estreitem devido ao frio. Isto pode intensificar as contrações uterinas, resultando no aumento das cólicas.

As areias movediças engolem as pessoas
Mais depressa pode morrer de hipotermia caso fique parado do que engolido pelas areias. Por isso não acredite no que vê nos filmes e em quantas pessoas são engolidas por areias. Quando estas são movediças é porque a areia está embebida em água e é comum em solos arenosos, tais como zonas próximas de fontes subterrâneas, margens de rios, pântanos, praias, etc... O atrito entre os grãos dessa superfície arenosa diminui e os mesmos passam a mover-se com extrema facilidade, não conseguindo sustentar nenhum tipo de peso No entanto, o corpo de um ser humano é menos denso que a areia movediça logo não afunda completamente, já para não falar que na sua generalidade não ultrapassam 1mt de profundidade. O que deve fazer quando se apercebe é, muito calmamente, inclinar o corpo para trás e abrir as pernas e ficar como se estivesse a boiar no mar. De seguida use os braços, quase como se estivesse a nadar ou a remar, de forma delicada por forma a chegar a terreno mais seguro.

O planeta Marte é vermelho
Esta afirmação não é de todo correta. O tom avermelhado é devido ao óxido de ferro predominante à superfície conferindo a tal aparência. Ao certo nunca se soube dizer de que cor é o planeta, uma vez que quer as condições atmosféricas, quer os matizes variados, os filtros, o recriar uma imagem de cor equilibrada dificultam e alteram, tal como argumenta a NASA “é, em grande medida, uma visão “artística” e não muito representativa, por motivos exclusivos de análise científica.”. Já foi visto azul, bege escuro e cinzento azulado.

Comentários