Sem querermos cair em estereótipos, a verdade é que os homens nem sempre expressam os seus sentimentos. Muitas vezes é devido à educação que tiveram e que os ensinou a serem “fortes”. Por isso, preferem remeter-se ao silêncio com receio de se sentirem vulneráveis numa relação, mesmo que seja uma relação saudável e feliz, ou calam-se porque simplesmente não sentem a mesma necessidade das mulheres em reafirmarem o seu amor verbalmente com frequência. Quem sabe, até nunca!

Mas porque os atos valem muito mais do que as palavras, há pequenas coisas que eles fazem (ou não) que nos dizem se eles amam uma mulher ou apenas gostam dela. Por isso, hoje dizemos-lhe quais as 12 coisas que a maioria dos homens faz quando ama.

1. Faz-lhe perguntas sobre o seu dia, o que gosta e o que precisa

Se um homem faz uma pergunta destas é porque quer, genuinamente, saber a resposta. E se quer saber a resposta, é porque se preocupa consigo e quer fazer parte do seu dia. Não está a perguntar por mera educação ou para fazer charme.

2. É o seu maior fã

Ele acredita em si, verdadeiramente. Seja qual for o desafio que a espera, ele acredita nas suas capacidades e não se inibe de partilhar esse sentimento com o mundo. Seja uma reunião de trabalho, um exame importante, uma competição desportiva… ele torce sinceramente por si.

12 coisas que um homem faz quando realmente ama uma mulher
créditos: Ludgi Fotógrafos

3. Recebe-a com um jantar e um bom vinho depois de um dia cansativo

Não o vai fazer diariamente, claro! Mas há atitudes que se devem colocar em prática para uma relação funcionar muito melhor e cozinhar uma refeição para alguém num dia que sabemos ter sido complicado é uma delas. Significa que a queremos mimar, que queremos vê-la melhor e mais feliz. Mais: que estamos dispostos a ir mais longe para trazer mais felicidade para o nosso ninho. E quem diz um jantar no final de um dia de trabalho, diz um pequeno-almoço no início de um dia difícil.

4. Protege-a

Sabemos que estamos numa sociedade moderna, que se quer que seja de igualdade de géneros, livre de preconceitos. Mas quando um homem protege uma mulher, fá-lo por carinho, por amor. Seja física ou emocionalmente. E que bem que sabe o mimo.

12 coisas que um homem faz quando realmente ama uma mulher
créditos: Rui Teixeira Wedding Photography

5. Diz que a ama sem verbalizar e toca-lhe constantemente

Quantas vezes já deu por ele a olhar para si a sorrir, sem dizer nada? Isso é ele a dizer-lhe que a ama, mas sem as palavras. Um homem quando ama, admira. E dificilmente consegue estar sem lhe tocar durante muito tempo, seja a dar-lhe um beijo de boa noite, a oferecer-lhe colo quando estão no sofá, a dar-lhe a mão quando passeiam ou a procurar o seu corpo durante a noite.

6. Ele precisa e valoriza a sua opinião

Quando um homem ama uma mulher, dá a máxima importância à a sua opinião e faz questão de a ouvir. Seja em relação a temas mais profundos ou, simplesmente, quando precisam de escolher a cor das paredes lá de casa. Por isso, você sente que ele a ouve verdadeiramente, pois ele dá-lhe atenção, mesmo quando lhe está a falar sobre coisas banais.

12 coisas que um homem faz quando realmente ama uma mulher
créditos: 135 milímetros

7. Vai ao ballet consigo sem reclamar

Ballet aqui será o sinónimo para tudo aquilo que os homens fazem com as mulheres e que não gostam assim tanto de fazer. Pode ser ir às compras, ir ver um espetáculo de dança ou simplesmente um jantar com as suas amigas… Se ele fizer isso e estiver sempre atencioso e sorridente num dia em que o clube do coração joga, então é amor eterno.

8. Dá atenção e lembra-se dos detalhes

Ele sabe que você adora Coca-Cola Zero só com limão e sem gelo, que o seu doce preferido é arroz doce e que é intolerante à lactose. Por prestar atenção em si e naquilo diz, quer dizer que conhece bem os seus gostos e preferências, pois você é importante para ele.

12 coisas que um homem faz quando realmente ama uma mulher
créditos: Feel Creations - Wedding Photo & Film

9. Aceita uma vida a dois (com tudo o que isso acarreta)

Esta é tão óbvia. Ninguém o obrigou a aceitar uma vida a dois consigo, sejam casados ou não! Ele está consigo todos os dias, divide as despesas, as riquezas, os problemas, ultrapassa os erros que se cometem na relação e as frustrações porque quer fazer parte da sua vida. E não é isso que é afinal amar? Querer estar na vida de alguém.

10. Mostra que é uma prioridade

Ele vai ter de dar uma volta gigante para ir buscá-la ao trabalho? Ok. Você precisa de ajuda para montar uma mesa no dia do jogo do Benfica? Ele oferece a ajuda…. Ele ama-a e, por isso, você será sempre a prioridade na vida dele.

12 coisas que um homem faz quando realmente ama uma mulher
créditos: André Lima Photography

11. Dá-lhe espaço

Amar não significa querer o outro só para nós. Por isso, ele não dramatiza, nem vê qualquer problema, quando você faz alguma coisa sem ele, como sair com as suas amigas. Ele é seguro e tem maturidade suficiente para ter noção da importância da independência numa relação e sabe que todos precisamos de um tempo sem o nosso parceiro, para não nos sentirmos sufocados na vida a dois.

12. Sente saudades

Quando um tem de viajar, ele faz questão de mandar mensagens ou telefonar para saber como você está e contar como foi o dia dele. Mesmo quando estão afastados, ele arranja forma de se manter em contato consigo, pois sente a sua falta.

12 coisas que um homem faz quando realmente ama uma mulher
créditos: Mémorelle - Photography&Video

Já leu e chega à conclusão que o seu noivo, namorado ou marido não faz a maioria das coisas que mencionamos acima? Relaxe… O amor não é uma equação matemática onde 1 +1 é sempre 2. Fazer estas coisas significa que a ama, mas não as fazer não significa que não a ama. Além disso, também tem de aprender a pedir aquilo que precisa. Peça-lhe que passe a fazê-las. Ou melhor ainda, questione-se: também lhe faz todas estas coisas?

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.