A taxa de mortalidade dos homens casados com mulheres sete a dez anos mais novas é inferior em 11% à dos homens casados com mulheres da mesma idade. Esta foi uma das conclusões de um estudo do Instituto de Investigação Demográfica Max Planck, na Alemanha, que refletiu também que o mesmo não acontece com as mulheres quando casadas com homens sete a nove anos mais novos. Pelo contrário, nestes casos, a taxa de mortalidade pode aumentar até 20%.

A explicação para estes resultados tem a ver com o facto de uma mulher mais velha, quando opta por ficar com um homem mais novo, estar a quebrar normas e regras sociais, uma circunstância que pode provocar-lhe algum stresse e ansiedade. Os atores Bruce Willis e Michael Douglas e o cantor francês Johnny Hallyday são apenas alguns dos exemplos de homens que se relacionaram com mulheres várias décadas mais novas.

"Muitos homens e mulheres envolvem-se com parceiros mais novos para se valorizar e, para isso, escolhem alguém com uma aparência que possam exibir como um troféu", critica, contudo, a psicanalista francesa Sophie Cadalen. Uma situação que, com o passar do tempo, pode condicionar a evolução da relação. "O medo do julgamento dos outros e a necessidade de ter de se justificar perante os outros pode ser prejudicial", refere ainda a especialista.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.