Há quem diga que o melhor presente que se pode dar a um filho é um irmão. Mas também há irmãos cuja convivência é um suplício. As personalidades muito diferentes - ou muito parecidas - entram facilmente em choque e a disputa pela atenção dos pais é um rastilho que muitas vezes cria explosões familiares. Contudo, ter um irmão é uma das relações mais especiais que existem: sabemos que temos alguém a quem estamos sempre ligados, que nos compreende como mais ninguém, porque é feito, literalmente, da mesma matéria que nós. Conheça a personalidade dos irmãos de cada signo.

Carneiro

Com uma forte tendência para assumir a liderança e uma certa propensão para mandar, o irmão de Carneiro nem sempre é fácil. Dá-se bem com irmãos de personalidade mais suave e conciliadora, mas pode entrar em guerra aberta com signos com personalidade forte, como a sua. Contudo, o irmão de signo Carneiro é profundamente generoso e enfrenta qualquer disputa para proteger os seus irmãos, defendendo-os com garra e dedicação. É entusiasta e bem disposto, sendo a alma da casa.

Touro

Conservador e tradicionalista, o irmão do signo Touro é muito protetor mas tem tendência para se intrometer (por vezes demasiado) na vida dos seus irmãos, pois deseja sempre o melhor para eles. Pode impor a sua opinião e dar conselhos quando eles não são pedidos. Queixa-se se estes não estão presentes à hora das refeições ou se não dão importância às celebrações em família: é que ele leva as tradições mesmo muito a peito. Não gosta de partilhar os seus brinquedos e pode ser um tanto ciumento com a atenção dos pais, mas é também extremamente apegado aos seus irmãos.

Gémeos

Brincalhão e despreocupado, o irmão do signo Gémeos pode levar à loucura os seus irmãos, pois atrasa-se sempre para os encontros, esquece-se do que tinham combinado e perde os objectos que leva emprestados, muitas vezes sem pedir. Contudo, compensa sempre com a sua boa-disposição, tem sempre piadas novas para contar e a sua companhia é verdadeiramente estimulante, pois está a par de todas as novidades e desafia os seus irmãos para todo o tipo de experiências arrojadas, como fazer parasailing ou andar de kayak.

Caranguejo

Meloso, meigo, lamechas, o irmão do signo Caranguejo adora os seus irmãos, sendo um dos signos que mais gosta de os ter e que é mais apegado à sua família. Precisa de beijinhos e miminhos, tem sempre uma surpresa, um presente, um bolo feito por ele ou qualquer outra lembrança para oferecer aos seus irmãos. Fica profundamente magoado quando estes são mais desligados e se a atenção dos pais se concentra nos irmãos sente-se triste e pode ficar melindrado e amuado. É brincalhão e gosta de pregar partidas e organizar encontros com os seus irmãos, pois adora o convívio.

Leão

Gosta de ser o centro das atenções e, como tal, não se importava nada de ser filho único. Porém, quando tem irmãos o nativo de Leão assume uma postura muito protectora para com eles, sendo por vezes mais autoritário e severo do que os próprios pais. Tem ideias fixas sobre aquilo que os irmãos devem ou não devem fazer e intromete-se sempre que acha que o deve fazer, quer eles gostem, quer não. Decide as brincadeiras e as iniciativas em família mas, por outro lado, os irmãos sabem que podem sempre contar com ele, pois tem um coração do tamanho do mundo e, lá no fundo, ama os irmãos como ninguém.

Virgem

Equilibrado e prático, o irmão do signo Virgem pode ser aquele "chato" que faz queixinhas à mãe se o quarto está desarrumado, se o irmão teve uma má nota na escola, se está a comer demais... Virgem gosta de cuidar dos que ama e, como para ele a ordem é fundamental, sente que está a expressar amor quando tenta que os seus irmãos vivam de uma forma mais equilibrada, saudável e certinha. O que nem sempre é bem aceite, principalmente pelos signos mais adeptos da liberdade. Aparte isso, é uma boa companhia e será sempre um forte cúmplice em todas as situações em que os irmãos tenham necessidade de contar com ele.

Balança

Como detesta estar sozinho, Balança adora ter alguém com quem brincar, conversar pela noite fora, trocar acessórios e roupas, partilhar histórias sobre os namorados. Este é um dos signos que mais prazer tem em ter irmãos e que pela vida fora procura manter sempre o contacto com eles, sendo frequente continuar, na vida adulta, a organizar programas e férias com os irmãos, mesmo que já estejam todos casados e com filhos. Partilha de bom grado e encobre os irmãos sempre que estes fazem asneiras, sendo um grande confidente e bom amigo.

Escorpião

Para muitos signos, este é o pesadelo de qualquer irmão, pois o nativo de Escorpião é individualista, controlador e muito possessivo com aqueles que ama, o que faz com que se intrometa demasiado na vida dos irmãos, chamando a atenção dos pais para um namorado que ele considere impróprio, para um mau resultado num exame, para algo que ele considera não estar certo. Contudo, na vida adulta o irmão de Escorpião é, muitas vezes, aquele com quem mais se pode contar. Está sempre pronto a defender os seus e não se poupa a esforços para ajudar quem ama. Se houver alguma zanga, o caso complica-se, pois este nativo pode passar anos afastado da família.

Sagitário

Excêntrico, brincalhão e borguista, o irmão do signo Sagitário é um grande amigo e companheiro dos seus irmãos. É sempre ele a dar o mote para fazerem uma festa, para encherem a casa de amigos, para pregarem uma partida aos pais e, muitas vezes, também para fazerem asneiras. É frequente os irmãos terem de encobrir as suas saídas noturnas, um deslize na escola e, mesmo na vida adulta, ajudarem-no a desenvencilhar-se de um sarilho... No entanto, é impossível não adorar este irmão sempre bem-disposto, que defende heroicamente os seus, sendo o primeiro a ir em auxílio dos irmãos quando estes sofrem um desaire na vida.

Capricórnio

Muito fechado sobre si mesmo, rigoroso com os seus pertences e rígido na sua conduta, o irmão de signo Capricórnio é frequentemente visto como aquele carrancudo que está sempre a reclamar de alguma coisa. Nem sempre alinha nas brincadeiras, não reage bem quando levam as suas coisas sem lhe pedirem e não gosta que façam barulho quando ele tem de estudar, o que gera atritos e confusões durante a infância e a adolescência. Quando adultos, podem afastar-se dos irmãos, pois Capricórnio, embora dê importância às tradições, não é particularmente apegado à família.

Aquário

Alegre e despreocupado, o irmão de signo Aquário é amigo, companheiro, bom camarada, sempre disposto a conviver com os amigos dos irmãos e sempre a encher a casa com os seus próprios a amigos. Tolerante e compreensivo, ajuda a trazer tréguas aos conflitos e mantém a harmonia, pois é imparcial e justo. Pode ser muito distraído e um pouco temperamental. Salvo alguns casos de Aquarianos mais individualistas, se os irmãos souberem lidar com o seu sentido de humor e com a sua personalidade às vezes imprevisível, é um grande amigo para toda a vida.

Peixes

O irmão do signo Peixes é apegado, carinhoso e preocupado com os seus, tem necessidade de contacto constante e só descansa quando a família está toda reunida, bem-disposta e feliz. Aflige-se se um dos seus irmãos enfrenta algum problema, preocupa-se com eles e faz de tudo para os ajudar mas, por vezes, preocupa-se mais do que os próprios. Gosta de ouvir música com os irmãos e de partilhar os seus gostos e interesses, sendo também um dos que mais facilmente empresta os seus brinquedos, roupas, livros e tudo aquilo que tem, pois adora o sentimento de partilha e de "grupo".

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.