Para utilizar cristais de forma específica para ajudar o seu animal de estimação deve, em primeiro lugar, programá-los para esse efeito. De entre a diversidade de cristais existente, escolha aqueles que melhor se adequam ao fim a que se destinam e, também, à personalidade do seu animal de estimação. Eis o que deve saber:

- O cristal de Quartzo transparente é um dos que pode ser sempre utilizado, pois é especialmente eficaz para a limpeza e equilíbrio energético;

- os cristais verdes, como a Aventurina, ajudam a restabelecer a saúde;

- os cristais amarelos, como o Citrino e o Âmbar, reforçam a vitalidade;

- os cristais roxos, como a Ametista e o Ametrino, protegem espiritualmente;

- os cristais rosa, como o Quartzo rosa, fazem com que a energia do amor envolva o seu animal de estimação, aliviando o stress;

- os cristais que promovem a ligação à energia da Terra, como a Ágata de Fogo, o Jaspe vermelho e a Hematite, são particularmente benéficos porque reforçam a sua conexão com a natureza.

Terapias para utilizar o poder curativo dos cristais no seu animal

Depois de escolhidos e programados, deve juntar três cristais e colocá-los dentro de uma bolsa, que pode ser posta debaixo da caminha do seu animal de estimação ou do lugar onde costuma dormir mais vezes. Deve deixá-los lá durante duas semanas. Se ele evitar esse sítio, deve escolher outros cristais pois isso pode indicar que não se identificou com a sua energia.

Caso o seu animal de estimação não tenha uma cama fixa deve usar outro método, como este que explicamos de seguida, Num momento em que o seu animal de estimação estiver perfeitamente relaxado (a dormir, por exemplo), segure um dos cristais na sua mão direita e coloque a mão a cerca de um palmo de distância do seu corpinho dele. Avançando lentamente com a mão por cima do animal, percorra todo o seu corpo com o cristal, começando pela cabeça, descendo pelo tronco, até à ponta do rabo e à extremidade de cada uma das patas. Não se preocupe se estiver "enrolado", mas procure repetir este processo quando ele estiver esticado, para poder alinhar os seus chacras.

Se o seu animal de estimação tem um problema específico, desenhe círculos no ar sobre a parte do corpo que está relacionada com esse problema, segurando o cristal a cerca de um palmo de distância do seu corpo. Desenhe círculos no sentido dos ponteiros do relógio e, enquanto o faz, visualize-o bem, cheio de saúde e alegria. Repita o processo com cada um dos três cristais escolhidos, todos os dias, durante 21 dias.

Dica: Antes de usar os seus cristais, deixe-os durante cerca de meia hora ao Sol. A energia solar irá infundir neles o seu calor, e essa energia positiva irá passar para o seu animal de estimação.

Outro método que pode utilizar para aplicar o poder curativo dos cristais ao seu animal de estimação consiste em, primeiro, lavar muito bem um cristal de Quartzo transparente, uma ametista, um quartzo rosa ou um quartzo verde, passando-os por água corrente. Depois, coloque-os dentro de uma taça com água durante toda a noite. Na manhã seguinte, retire os cristais e deite essa água energizada pelos cristais no bebedouro do seu animal. Se optar por este método use apenas os quatro cristais indicados, pois há uns que, pela sua composição, podem ser venenosos.

Se o seu animal de estimação está enfermo e passa muito tempo prostrado pode desenhar uma estrela de seis pontas em redor dele, com cristais. Utilize, para esse efeito, cristais de quartzo transparente, ametistas, quartzos rosas, quartzos verdes, citrinos, ágatas de fogo, aventurinas, cornalinas, sodalites, jaspes vermelhos ou ágatas de fogo, conforme entender. Deve usar ao todo seis cristais, que podem ser todos diferentes, todos iguais, iguais em pares ou em grupos de três. Siga a sua intuição e coloque cada cristal numa posição oposta, formando a chamada Estrela de David, um dos mais antigos símbolos de proteção.

Escolha outra disposição se assim o entender, dispondo o número de cristais que lhe parecer adequado em redor, ou apenas de um dos lados, do seu animal de estimação. Lembre-se que animais mais pequenos e frágeis precisam de menos cristais do que os animais maiores e mais fortes.

Outro método que pode ser utilizado consiste em colocar um cristal sobre uma fotografia do seu animal de estimação. Dessa forma, a energia do cristal estará a ser sempre canalizada para ele. Pode também dispor vários cristais ao longo do corpo do seu animal, posicionando-os sobre os chacras. Se este mostrar uma curiosidade especial pelos seus cristais, não se preocupe. Os animais sabem, instintivamente, onde podem encontrar fontes de energia positiva.

Se, em algum momento, sentir que o seu animal de estimação não fica confortável ou está mais inquieto, pare imediatamente com a terapia, pois a energia pode estar a ser demasiado intensa para ele. Quando o animal de estimação aprecia o tratamento, agradecerá de forma carinhosa e notará nele uma maior vitalidade e apetite.

Os cristais mais adequados para os animais de estimação

- Ágata: (de qualquer cor) Ajuda a melhorar a sua comunicação com o seu animal de estimação, equilibra a energia dele, ajuda a acalmar temperamentos nervosos e a aumentar a capacidade de concentração durante períodos de treino.

- Âmbar: tratando-se, na verdade, de uma resina fossilizada, e não propriamente de um cristal, o Âmbar é especialmente versátil e tem um poderoso efeito calmante, ao mesmo tempo que transmite vitalidade quando ela é necessária.

- Ametista: ajuda a atenuar a dor e a aumentar a capacidade de concentração, acalmando.

- Ónix: especialmente indicado para animais que têm acesso ao exterior e que, por isso, estão expostos a mais energias, nem sempre positivas. O Ónix tem um grande poder de proteção e ajuda a aumentar a resistência e a energia física. Também ajuda o animal a restabelecer-se depois de uma luta.

- Heliotrópio: aumenta a força e a resistência, protegendo a saúde.

- Calcite azul: ideal para recuperação após uma cirurgia ou para melhorar a adaptação a um novo lar. Ajuda a aliviar o stress e a ansiedade, sendo ideal para animais com temperamentos muito nervosos.

- Cornalina: estimula a coragem e faz com que o seu animal de estimação se sinta mais seguro e amado, o que aumenta a sua auto-confiança. Ideal para animais tímidos e nervosos.

- Quartzo transparente: é um cristal mestre, que pode ser usado em qaulquer situação. Ajuda a melhorar o sistema imunitário do seu animal de estimação e a fortalecer a sua aura, protegendo contra energias negativas. Também ajuda a melhorar a comunicação entre o dono e o animal de estimação, sendo por isso muito útil em períodos de treino. É um bom cristal para usar com pássaros (outros cristais podem ser demasido intensos para eles). Limpe sempre o seu cristal ao fim de cada dia com o seu animal de estimação, porque o cristal de Quartzo transparente absorve a energia negativa e precisa de ser limpo regularmente. Passe-o por água corrente e deixe-o depois por cerca de uma hora numa taça com sal grosso. Volte a passar por água corrente.

- Coral: ajuda a atenuar problemas de rins e da bexiga

- Fluorite: ajuda a melhorar de problemas de ossos, respiratórios, digestivos ou sanguíneos.

- Granada: ajuda a melhorar de problemas relacionados com o sistema reprodutor.

- Hematite: fortalece os músculos.

- Jaspe:- Um dos melhores cristais para usar com os animais, porque estabelece uma conexão muito forte com a energia da Terra, transmitindo segurança, força interior e confiança. Ajuda a afastar os medos.

- Quartzo rosa: para além de ser ideal para que o seu animal de estimação se torne mais afetuoso, perdendo o medo, ajuda a acalmar o stress e a recuperar de feridas. É muito benéfico utilizá-lo para receber um novo animal de estimação, ajudando a integrá-lo mais facilmente na família, transmitindo-lhe confiança e amor. Também ajuda o seu animal de estimação a lidar com a chegada de um novo membro à família.

- Quartzo Fumê: ajuda a equilibrar as energias de vários animais de estimação, sendo ideal para atenuar conflitos. Equilibra o sistema nervoso.

- Sodalite: Ideal para acalmar antes e durante as viagens.

- Sugilite: ajuda um animal que está a terminar a sua viagem na Terra a partir em paz.

- Turquesa: tem um forte poder de proteção, pode ser usado para vários fins porque também é um cristal mestre.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.