Quando são bem tratadas, as plantas desenvolvem-se e, no caso de algumas espécies, atingem tamanhos consideráveis, muitas vezes superiores a um metro e meio de altura ou até mais. Os vasos com grandes exemplares requerem renovação anual de substrato mas, se as plantas crescerem muito ou mais do que o previsto ou esperado, é necessário serem colocadas em vasos ainda maiores. Essa solução não lhe convém?

Não se preocupe porque o problema, muitas vezes motivado pela falta de espaço, tem solução. Nesse caso, são várias as coisas que pode fazer, como é o caso das três regras que lhe indicamos de seguida, a seguir impreterivelmente.

1. Retire a planta

Humedeça o substrato e introduza um pau pelo furo de drenagem para ajudar a tirar o raizame do vaso. Segure a planta pelos ramos e pelo vaso e retire-a de uma só vez.

2. Reduza o raizame

Com a navalha bem afiada, reduza a bola de raízes ao máximo de cinco centímetros, calculados desde a margem exterior até ao interior. Entretanto, lave o recipiente e desinfete com vinagre.

3. Enriqueça o substrato

Dote o vaso de drenagem e junte novo substrato enriquecido com adubo de acção lenta. Deixe um espaço vazio entre o substrato e a margem para rega.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.