Quem gosta de flores não olha a meios para exibir canteiros bem cuidados e coloridos. O recurso à estacaria é uma das formas que tem para obter rebentos jovens e vigorosos. A preparação de estacas é o método de propagação mais seguro quando se pretende obter muitas plantas. Apenas necessita de um pedaço da planta original. Estas são algumas das espécies que não falham. Descubra, de seguida, como proceder para cada uma delas.

Gerânio

As flores em raminhos de cores vivas invadem os vasos no verão nos jardins de clima quente. Para manter ano após ano, pode recolher estacas e tirar a planta mãe. Faça a operação no verão a partir de rebentos jovens.

Como ter muitas plantas de forma fácil e económica

Phlox

As raízes grandes são excelentes para fazer estacas. Corte no outono pedaços com 2,5 centímetros. Coloque as estacas numa bandeja até emitirem raízes.

Rosa

As estacas de ramo adulto dão grande resultado na multiplicação desta planta. Coloque as estacas no jardim, em zona de penumbra, sem faltar água.

Hortênsia

As flores são rosa ou azul segundo a concentração de alumínio no solo. No início da primavera, corte rebentos som flor com 10 centímetros e dois a três pares de folhas.

Adelfa

Para obter uma planta com flores em dois anos, enraize estacas com 8 centímetros em vasos, em ambiente húmido. Também pode colocar a enraizar em água.

Como ter muitas plantas de forma fácil e económica

A altura adequada para o fazer

Existem plantas a partir das quais é possível obter estacas em qualquer época, excepto quando se encontram a emitir flores. As estacas das plantas que descansam no inverno devem ser recolhidas no início da estação de crescimento para que tenham tempo de formar um bom sistema radicular que sobreviva até à próxima latência. Forme estacas a partir de grande número de árvores, arbustos, espécies de flor e até plantas de interior.

As chaves do sucesso

Sempre que possível, faça estacas de rebentos jovens e vigorosos, preferencialmente sem flor e saudáveis, sem pragas nem doenças. Nos meses prévios, não adube a planta com produtos azotados porque dificultam o enraizamento. Horas antes, regue o exemplar. O comprimento médio das estacas varia entre 6 e 10 centímetros. Depois de cortar, aplique hormonas de enraizamento para acelerar a produção de raízes.

3 precauções a ter

1. Boa higiene no material de propagação e nos utensílios, ajuda a bons resultados.

2. O substrato em que a estaca vai ser introduzida deve estar esterilizado e reter a água mas ao mesmo tempo deixar filtrar correctamente.

3. Plante de imediato. Em caso de impossibilidade, guarde as estacas em areia húmida ou embrulhadas em trapo molhado, coberto por saco de plástico para não secar.

Como ter muitas plantas de forma fácil e económica

Os primeiros cuidados a ter em conta

- Mantenha as estacas a resguardo do sol e hidratadas, sobretudo as tenras.

- Proporcione zona de crescimento húmida e protegida. Pulverize com água de vez em quando. Em propagador ou bandeja de cultivo, emitem raízes precocemente.

- Verifique periodicamente se existem sinais de ataques de pragas, como pulgão ou ácaros. Aplique semanalmente fungicida polivalente.

Corte, plante e proteja

1. Corte de forma limpa rebentos novos e elimine as folhas inferiores. O corte deve ser direito e por debaixo de um nó, com 5 a 10 centímetros como regra geral.

2. Na base da estaca aplique um preparado comercial estimulador de raízes e plante em vaso com substrato para multiplicações.

3. Coloque a estaca à sombra num propagador ou com plástico transparente por cima e mantenha a rega. Quando enraizada, transplante para vaso a planta de forma isolada.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.