Chegar tarde a casa, cuidar dos filhos, da roupa, fazer o jantar e ir passear o cão à rua são muitos dos exemplos das rotinas diárias de muitas pessoas. Naturalmente a limpeza de uma casa torna-se uma tarefa nada aprazível e, muitas das vezes, deixada para mais tarde. No entanto, a limpeza e organização de um lar gera harmonia. Por isso, antes de começar as limpezas, coloque uma música que goste e siga estas dicas que lhe vão facilitar o seu dia a dia.

Papel de alumínio

Não deve haver nada pior que a gordura e sujidade que se acumula na placa do fogão e no forno. Assim, em vez de ter que os limpar todos os dias nada melhor do que os revestir com o papel de alumínio ou outro tipo de revestimento indicado para o efeito. Cubra bem as zonas e quando o papel estiver sujo é só retirar. Depois, basta um pano húmido com um pouco de detergente para ficar um brinco.

Outra das utilidades do papel é ajudar na hora de passar a ferro. Como? Coloque-o por baixa da capa que reveste a sua tábua de engomar e depois é só passar a roupa normalmente, sendo que só vai precisar de passar a roupa num dos lados.

Prateleiras do frigorífico

O conceito é um pouco como o acima. Compre papel autocolante e forre as prateleiras do seu frigorífico. Quando estas estiverem sujas é só retirá-lo e voilá. Para além de ser prático, ainda vai dar um toque de originalidade ao eletrodoméstico.

Espelhos a brilhar

Não tem de os esfregar muito para voltarem a brilhar. Opte por esfregar metade de uma batata no espelho e, em seguida, limpe com um pano húmido.

Tirar manchas

Estar cansado e ainda ter de esfregar é dose. Por isso, nada como colocar uma escova adequada no seu berbequim e deixar que faça o esforço por si. É excelente para retirar algumas manchas presentes em azulejos, banheira, etc.

Animais

Forre a cama do seu animal de estimação com uma fralda de plástico ou de pano. Assim, em vez de ter de estar a esfregar toda a caminha, cada vez que estiver suja é só trocar por uma nova e colocar a outra na máquina.

O rodo usado para limpar as janelas é perfeito para limpar tapetes de lã e retirar os pelos dos animais.

Rolo tira-pelos

Se acha que só servem para tirar os pelos da roupa experimente começar a usá-lo para outras tarefas lá de casa. É uma excelente opção para remover o pó, migalhas ou outros.

Máquina de lavar louça

Provavelmente nunca lhe passou pela cabeça, mas este eletrodoméstico não serve só para a louça. Pode optar por lavar alguns utensílios de maquilhagem, bonecos de borracha dos filhos ou animais, algum calçado de borracha, as placas do exaustor, entre outros.

Sapatos

Uma das coisas que mais sujidade faz, já para não falar da propagação de bactérias, são os sapatos da rua a passearem pela casa. Descalce-se assim que chega a casa e coloque os sapatos na mesma zona. Evita sujidade pela casa e o seu conforto é logo assegurado. No tempo da chuva o ideal é que os coloque numa base com pedras ou conchas que tenha apanhado no verão.

Tudo à mão

Será escusado dizer que, para ser rápido e fácil, é conveniente que também seja prático. Coloque todos os produtos, panos e esponjas que precisa diariamente no mesmo suporte de plástico, para que seja só pegar e ir para a assoalhada pretendida.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.