Hoje em dia pode-se criar os mais variados ambientes numa habitação ou determinado compartimento, ao que se dá cada vez mais importância, para isso pode-se ter uma boa base da envolvente como a cor e o tipo de iluminação.

Para criar ambientes acolhedores por exemplo, a utilização do vermelho escarlate ou bordeou na sala de estar ou de refeições, o resultado é extraordinariamente belo iluminado de velas ou de candeeiros de apoio com luz indirecta.

As cores têm o poder de criar ilusão minimizando ou ampliando uma divisão da casa. Em espaços pequenos, dá-se preferência a cores frias, como azul verde ou branco.

Os tectos brancos por exemplo fazem com que o pé direito fique maior.
Para dar profundidade pinte os rodapés num tom mais claro que a da parede.

As cores neutras como os cremes e castanhos combinam facilmente com outros tons e proporcionam naturalidade ao espaço.

Ilusão de amplitude

Para ganhar espaço numa parede onde existe uma porta, pode ser uma boa solução a substituição de uma porta tradicional por uma de correr, o que nos dá uma maior ampliação e sempre pode optar pelo uso de cortinados no lugar das portas.

Uma boa maneira já tradicional de criar ilusão de óptica na ampliação de um espaço é recorrer aos espelhos, colocando-os em lugares estratégicos. Tendo-se sempre o cuidado de não reflectir demasiadas coisas, o excesso poderá encher ainda mais o espaço.

O uso de tapetes também pode ajudar na ilusão de espaços mais amplos. Se na mesma sala tiver zona de refeições e de estar, experimente tapetes de diferentes dimensões em cada um deles.
Onde estiver o tapete maior parecerá mais amplo que o outro.

Se tiver uma zona de refeições prefira uma mesa com tampo de vidro. A transparência do vidro dá a ilusão de ocupar menos espaço.

Funcionalidade

Se vai mobilar a casa com apenas o necessário e dá preferência a moveis e sofás que não ocupem muita área.
Sempre pode optar por moveis com dupla funcionalidade, como por exemplo um puff-baú, que tanto dá para apoiar os pés , para alguém se sentar ou guardar cd´s.

Em pequena áreas há sempre a preocupação dos moveis com boa arrumação. Opte pelos que não são muitos altos ou largos para não dar a ideia de um ambiente demasiado pesado. A medida dos moveis deve ser proporcional ao espaço que lhes é destinado.

Fonte: Sónia Fernandes Silva (Arquitectura e Design)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.