“Por falta de repouso, nossa civilização caminha para uma nova barbárie”, já escrevia o pensador alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) alertando para o desenfreamento vivido na altura. Ora, se na altura já se alertava para a questão, imagine hoje em dia!

Dormir e descansar bem não depende só de si, ou seja, há hábitos e comportamentos que se têm que podem minar o seu sono. E sim, tal acontece, mas simplesmente pode minar de forma inconsciente e você acha que está tudo bem. Não é só quando acorda durante a noite ou tem uma insónia. Torne e transforme o seu quarto em algo sagrado porque só assim terá sempre a energia necessária para o dia a dia e consegue lidar melhor com as adversidades, uma vez que estará consideravelmente mais bem disposto.

Trocar lençóis todas as semanas

É inevitável! À partida toda a gente gosta de uma cama feita de fresco e a cheirar a limpo. A satisfação é imediata e provavelmente quando se deita até está mais satisfeito e, por conseguinte, dormirá bem mais relaxado. Por outro lado, está a livrar-se de células mortas, ácaros e restos de sujidade que cada um de nós leva para a cama (suor, sujidade do cabelo, etc...). Na senda, colchas e mantas também devem ser lavados com frequência.

Não coma no quarto

Capacite-se de uma coisa: o quarto é para dormir e descansar. Comer o pequeno-almoço na cama é bom e dependendo dos casos até romântico, mas faça isso muito de vez em quando e excecionalmente. Migalhas, comida e louça suja no quarto significa que a bicharada pode sentir-se atraída, suja e cria um ambiente desorganizado.

Organizar e arrumar

Se a sua vida já é uma agitação permanente, um quarto desarrumado ainda lhe vai criar mais ansiedade e stress. Ao organizar e mantendo arrumado, vai tornar o espaço mais sereno e dar-lhe o input perfeito para que a sua mente processe a informação: é tempo de relaxar e bem-estar. Nunca se esqueça que as suas energias são renovadas onde dorme e só depende de si melhorar a sua qualidade de vida.

Abrir as janelas

Assim que acorda deve correr as cortinas e abrir a janela. O ar precisa de ser limpo, o espaço ventilado, a atmosfera renovada e você ter acesso à luz do dia, mesmo que seja um dia de chuva. Não queira um quarto com cheiro a mofo e propício a criar alergias.

Aparelhos eletrónicos

Bom, esta será certamente mais complicada, até porque a maioria das pessoas tem o péssimo hábito de levar o portátil ou telemóvel para junto de si para dar apenas 'uma vista de olhos'. O tipo de luz que qualquer aparelho emite, só irá estimular o cérebro fazendo com que demore mais tempo a adormecer. Não é à toa que aquilo que era para ser só uns minutinhos, acaba por ser uma hora com o nariz num écran. Para além de custar ainda mais a adormecer, o seu sono vai ser mais agitado e não, você não se apercebe, mas o seu corpo sim!

Plantas

Efetivamente há plantas que não devem ser colocadas no quarto, mas há as que podem, ajudam a purificar o ar e ainda funcionam como decoração, tornando um ambiente agradável e bonito visualmente. Não obstante, algumas promovem o relaxamento e a tranquilidade, como por exemplo o jasmim, a lavanda, etc...

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