Quem não gosta de produtos que possam ser utilizados de mil e uma maneiras e ainda por cima são económicos?! Pois bem... o sal é um dos exemplos. É utilizado pelo menos desde há 4 mil anos e é algo indispensável para cozinhar, ainda que o seu excesso seja prejudicial à saúde. Mas, o que interessa é saber como potenciar este mineral fora da cozinha por isso, nada como ler as dicas abaixo.

Vasos de vidro

A água das flores deixa alguns resíduos que são difíceis de limpar, até porque a maioria das vezes não se consegue colocar a mão até ao fundo de uma jarra. Basta colocar um pouco de sal e água, tapar o bocal com a mão e agitar energicamente. Depois é só enxaguar.

Exfoliante facial

Junte 1 colher de café de sal a 2 de azeite morno, misture-os e aplique no rosto com movimentos circulares. Quando terminar lave o rosto e aplique o seu hidratante.

Remover gordura dos tachos

Despeje o sal (uma chávena de café) no tacho ou panela que pretende lavar e esfregue com um pano ou rolo de cozinha até ficar limpo. Depois é só lavar normalmente.

Fronhas

As fronhas tendem a amarelar com o tempo e outros factores. Para as branquear nada como misturar uma colher de sopa de sal com 1/4 chávena de bicarbonato de sódio dentro de uma panela com água. Deixe ferver e mantenha a fronha durante 1h, sem deixar que a água esfrie.

Azulejos

Junte meia chávena de sal com 4lts de água morna, um pouco de detergente de lavar a louça e depois é só esfregar os azulejos, não esquecendo a parte dos frisos que é onde se nota mais a sujidade.

Queijo

Para que este não ganhe bolor rapidamente, nada como o envolver num pano húmido de água salgada.

Tábua de cortar de madeira

É muito normal que a tábua acumule sujidade nos vincos que vai ganhando com o tempo e nem sempre o passar da esponja resulta. Assim, polvilhe a tábua com sal e esfregue com metade de um limão (como se este fosse uma esponja). Deixe atuar durante algum tempo e depois lave como habitualmente.

Pés de molho

Esta deve ser das mezinhas que mais se conhece... despeje cerca de 2 chávenas de sal para uma bacia, adicione água quente (37º) e coloque os seus pés lá dentro. É um excelente anti-sético, para além de relaxante.

Chávena de café

Há manchas que secam e são difíceis de remover. Para poupar o trabalho de esfregar, nada como misturar uma colher de sopa de sal com uma de vinagre, deixar atuar umas horas e depois lavar.

Café amargo

De forma a potenciar o sabor do café, mas atenuar o seu amargor, nada como adicionar uma pitada na bebida.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.