Não falamos só de roupa com mais uso ou mais antiga. Por vezes basta um pormenor para arruinar um look ou até para nos chatear e colocar uma peça ou acessório de lado. Manchas, cor baça e outros têm solução portanto, aposte nestes truques e revitalize o seu closet.

Manchas brancas

Sim, aquelas na zona das axilas que tanta vergonha nos dão e vontade de colocar essa peça de lado. As manchas brancas em roupa preta derivam do uso do desodorizante, mas nada como usar e esfregar uma toalhita humedecida na zona crítica. Isto vai retirar os restos do produto presentes na roupa. Outra opção e até mais saudável para si, é usar uma pedra de sal desodorizante.

Camisola de lã

Por vezes dão muita comichão e soltam pelo, mas não tem de a deixar de usar por causa disso. Dobre-a com cuidado, coloque-a num saco de plástico e deixe-a um tempo no congelador. Outra opção é humedecer a camisola, colocá-la num saco e deixar no congelador durante cerca de 10 horas. Depois é só descongelar a mesma em água morna e deixar a secar ao ar.

Lingerie mais branca

Junte 60gr de ácido bórico a 4lts de água para roupa mais encardida ou 20gr para 10lts de água para uma lavagem mais delicada. Deixe a peça de molho durante umas duas horas e depois lave normalmente. Este método é eficaz, mas não deve ser feito frequentemente.

Manchas de fruta fresca

Só resulta se a mancha for bem recente, mas resulta! Estique bem o tecido e despeje água a ferver sobre a zona manchada até que a mancha saia.

Eliminar cheiro

As peças que ficam guardadas muito tempo tendem a ganhar um cheiro estranho e esquisito. Para retirar o mesmo, misture álcool com água numa proporção de um para dois e aplique na roupa usando um borrifador ou spray.

Roupa que encolheu

Use champô infantil ou amaciador de cabelo misturado com um pouco de água morna e deixe a peça de molho durante 30mn. Esta mistura funciona muito bem em peças tricotadas.

Manchas do ferro de engomar

O calcário ou outro podem passar do ferro para a roupa, mas nada como humedecer um pano com água oxigenada e esfregar na peça.

Sapatos de camurça

Este género de tecido é propenso a “agarrar” sujidade que não sai tão facilmente. Esfregue com força usando uma esponja de aço. Dependendo da sujidade, é possível que precise de repetir o processo pelo resto dos sapatos para uniformizar a cor.

Caso o problema seja sapatos encharcados, o melhor é ensopar logo com um pano para que os mesmos não fiquem manchados.

Chulé

Quando tal acontece e não é devido a falta de higiene, o melhor é colocar os sapatos num saco e colocar no congelador entre 12 a 24 horas. As baixas temperaturas irão acabar com as bactérias que, em contacto com o suor, exalam o odor.

Fecho das calças

Não há nada pior que ter de deixar de usar umas calças porque já se sabe que o fecho a qualquer altura vai abrir. Como tal pode acontecer numas calças novas, o melhor é arranjar uma solução e esta passa por aplicar verniz transparente ou laca de cabelo ao longo do fecho.

Peças baças

Com as lavagens, é normal que a roupa colorida comece a perder o brilho de outrora. Em tecidos naturais junte duas a três colheres de sopa de sal ou sabão em pó na água e em tecidos sintéticos use vinagre branco.

Eletricidade estática

Nada pior que vestir uma blusa e ficar com a mesma toda colada ao corpo. Elimine a eletricidade de forma simples: passe a peça toda num cabide de metal ou então use um dedal. Aliás, qualquer objecto metálico irá fazer efeito.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.