Fonte:Forbes

Estas 10 cidades são consideradas as mais desenvolvidas em Moda e Design segundo um estudo da Anholt City Brands Índex de 2009 que envolveu 10 000 pessoas de 20 paises diferentes.

As cidades foram pontuadas com base no seu “lifestyle”, multiculturalismo, vida cultural, atractividade e no frenesim do dia-a-dia.

10- Barcelona

Com a arquitectura Gaudi, mobília contemporânea e inclinação para lojitas bizarras como o Private Bazaar. A capital da Catalunha é uma mistura de Design antigo com as últimas tendências da moda.

9 – São Francisco

No que toca a Moda, a maior vantagem de São Francisco deverá ser as numerosas lojas vintage ou de segunda-mão. Facilmente podemos encontrar peças Chanel, Yves Saint Laurent ou St. John na frugalidade de lojas em Filmore. Mas o design de produto é de facto o que põe esta cidade no mapa da moda. É, está claro, a cidade natal da Apple, líder em design industrial.

8 – Madrid

A capital espanhola está vincada em história arquitectónica, desde o Palácio Real de Madrid, passando pela Biblioteca Nacional até ao Teatro Real. Esta cidade também organiza a sua própria semana da Moda com designers como Agatha Ruiz de La Prada, mais conhecida mundialmente pela sua alegre e colorida linha de acessórios e de decoração.

7 – Tokio

Os estilistas que emergiram do Japão na década de 80, como Issey Miyake e Yoji Yamamoto, fizeram de Tokyo a capital da Moda da zona oriental. Hoje em dia são muito influentes na moda do dia-a-dia. Os jovens vestem todo o tipo de roupa dramática com estilos que vão desde Lolita, Kawai ou Cosplay, um estilo que implica vestir-se como personagens de cinema ou desenhos animados japoneses.

6 – Los Angeles

Enquanto L.A. é mais conhecida pelas loiras platinadas e cremes de praia, algumas marcas de moda nasceram nos últimos anos. Prova disso é Rodarte cujos designers ganharam vários prémios.

Além dos emergentes estilistas a arquitectura das casas é bastante moderna encontrando-se assinaturas de arquitectos como Frank Lloyd Wright e Joseph Eichler.

5 – Roma

Para os que se interessam por design de jardins e arquitectura é possível que não haja sitio melhor que Roma. Jardins perfeitos como o Villa Borghese desenhados ao estilo inglês. Arquitectura que vai desde o medieval ao neoclássico passando pelo barroco.

E a história cinematográfica da cidade, como os filmes de Federico Fellini, continua a influenciar o mundo da moda. Estilistas Nova Iorquinos e Milaneses referem o clássico de Fellini de 1960 La Dolce Vita sempre que uma loira voluptuosa entra num vestido justo e sem alças.

4 – Londres

Desde jovens em mini sais e botas “gogo” na Carnaby Street nos anos 60 até ao cenário de skinny jeans que se reúnem na zona este da cidade nos dias de hoje, a moda do dia-a-dia sempre foi um dos pontos fortes Londrinos. Além disso há cada vez mais talentos a saírem da famosa faculdade de Moda, Central Saint Martins, que licenciou nomes tão conhecidos como Alexander McQueen ou Stella McCartney. Londres é também conhecida pelas suas lojas de moda acessíveis a todas as bolsas como a TopShop.

3 – Nova Iorque

Claro que temos a fifth Avenue para as compras de luxo, a zona este para as lojas de marca e Brooklyn para tudo o que se possa imaginar. Mas o que faz de Nova Iorque uma cidade de estilo são os seus designers e artistas. Desde a estilista Maria Cornejo – uam preferida da primeira-dama Michelle Obama – de Brooklin, ao fotógrafo Ryan MacGinley, cujas imagens aparecem em inúmeras revistas e paredes de galerias, o agrupamento de artistas da cidade tem influência global

2 – Milão

Dentro da indústria da moda, Milão é considerada a cidade mais luminosa, onde alta joalharia, peles bronzeadas e cores vivas são o dia-a-dia

Isto talvez seja verdade nos desfiles organizados por estilistas como Roberto Cavalli, Donatella Versace e Moschino, mas a cidade tem lugar para o panorama do design contemporâneo. A feira anual do mobiliário em Milão mostra o trabalho de firmas de design tão conceituadas com Established and Sons ou Artemide.

1 – Paris

Paris é a cidade natal da alta costura, do realizador Jean Luc-Godard e a razão porque milhões de pessoas leram “as mulheres francesas não engordam”. Esta cidade enfatiza o chic seja com Audrey Hepburn em “Funny face”, com Catherine Deneuve em “Belle du Jour” ou com Jean Seber em “breathless”.

É a cidade onde marcas de luxo como a Chanel ou a Hermes floresceram. Hoje em dia mistura turista cheios de estilo com lojas de marca. A loja da designer parisiense Jane Birkin é algo a não perder para aqueles que esperam guardar algo do “je ne sais quoi” da cidade.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.