Capital da Eslovénia, Liubliana é uma cidade que tem apostado numa estratégia de promoção ambiental que, em 2016, lhe deu o título de Cidade Verde da Europa. Apesar dos muitos parques e jardins que há para visitar, a oferta turística está longe de se esgotar aqui. Ir ao Teatro Nacional Esloveno de Ópera e Balé, projetado pelo arquiteto Jan Vladimír Hráský, ver um bailado ou uma ópera é uma oportunidade a não desperdiçar.

O preço dos bilhetes começa nos 10 €, sendo por isso mais baratos do que na maioria das cidades europeias. Beber água da torneira e das fontes públicas é outra coisa a fazer. Liubliana é uma das poucas cidades que se podem gabar de ter água potável sem ser tratada. Visitar o lago Bled, a uma hora de distância da cidade, é outra das missões a incluir no seu programa de visitas, que também deve contemplar os locais que se seguem.

1. Metelkova

Localizado no número 10 da Metelkova ulica, é um centro cultural alternativo. Noutros tempos, foi um complexo militar. Hoje, alberga galerias, bares, estúdios de artistas e salas para concertos. Aqui o mote é a liberdade criativa, a partir do momento em que um grupo de cidadãos ocupou o edifício para que este não fosse deitado a baixo.

2. Kinodvor

Ocupa o salão onde nasceu o primeiro cinema da cidade, apesar de ao longo dos anos ter tido outros fins. Hoje, é o local para assistir ao melhor cinema independente europeu. Para além disso, tem uma livraria e um elegante e sossegado café. O local perfeito para uma paragem revigorante entre as visitas às principais atrações turísticas da cidade.

Liubliana de alma consciente. 10 razões para querer ir à capital da Eslovénia

3. Parque Tivoli

É o maior e mais bonito parque da cidade e está situado no centro de Liubliana. Curiosamente, tem uma galeria de arte ao ar livre, a Jakopic Promenade, onde há sempre exposições, geralmente de fotografias de grande formato. Desenvolvido pelo engenheiro francês Jean Blanchard, ocupa uma área de cinco quilómetros quadrados.

4. Dvorni Bar

Se quer conhecer os afamados vinhos eslovenos, este bar, que funciona numa adega com 300 anos, é uma excelente opção. Mas não se fique pelo néctar dos deuses, prove também os petiscos de sabores mediterrânicos. É sempre melhor reservar mesa.  Uma das provas de vinhos chega a durar cerca de duas horas e inclui a degustação de sete vinhos premium provenientes das diferentes regiões vinícolas da Eslovénia.

Liubliana de alma consciente. 10 razões para querer ir à capital da Eslovénia

5. Klub Top Six

Dizem que tem a melhor vista para a cidade, sendo ainda melhor do que a do castelo, que também se vê daqui. Este espaço situa-se no topo do centro comercial mais famoso de Liubliana, o Nama. Localizado no número 2 da Tomsiceva ulica, recebe os melhores DJ internacionais em festas de arromba. Com um pouco de sorte, pode ser que um dos que mais quer ver coincida com a sua estadia em Liubliana.

6. Zvezda Café

Existem três na cidade e servem os melhores bolos de Liubliana, geralmente acompanhados de uma chávena de café ou de chá. O bolo mais famoso tem o nome do café e é feito com queijo mascarpone, cerejas e morangos. Tem bolos vegans, para diabéticos ou feitos só com alimentos crus. É outro dos pontos de passagem obrigatória.

7. Tours ecológicas

O título de Capital Verde da Europa, em 2016, chamou a atenção para as políticas ambientais da cidade. Por isso, não perca as visitas guiadas ao lado mais ecológico de Liubliana. Sabia que a cidade excede as taxas de reciclagem de toda a União Europeia, que se prepara para ter desperdício zero até 2020 e que os habitantes, na sua maioria, andam de bicicleta? Vai aprender isto e muito mais numa dessas visitas guiadas.

Liubliana de alma consciente. 10 razões para querer ir à capital da Eslovénia

8. Celica Hostel

Onde outrora existiu uma prisão, existe agora um hostel, exemplo perfeito de como a arte pode transformar um local. Tem quartos privados e dormitórios. Com uma programação cultural intensa, apresenta semanalmente música ao vivo. Os preços são muito competitivos mas, mesmo que não o eleja para pernoitar, tem mesmo de passar por lá.

9. Zeleni Prstan

Explorar o Zeleni Prstan, um circuito de 33 quilómetros de espaços verdes, no qual o arame farpado da II Guerra Mundial deu lugar a milhares de árvores, é outra das atrações turísticas a considerar quando visitar a cidade. Está localizado no número 13 da Linhartova.

10. Deambular pelas ruas

É uma das coisas que os turistas mais gostam de fazer. No centro histórico da cidade, não faltam motivos de interesse para partir à descoberta. Além de lojas, cafés, restaurantes, bares e espaços museológicos, há alturas em que as artérias ganham vida própria, como sucede no início do verão quando o festival de teatro de rua da cidade traz a Liubliana inúmeros artistas e atuações.

Liubliana de alma consciente. 10 razões para querer ir à capital da Eslovénia

Texto: Rita Caetano e Luis Batista Gonçalves (edição digital)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.