Praga percorre-se e descobre-se a pé, surpreendendo pelas histórias que guarda e pelos segredos que revela.

Conta a lenda que Praga foi fundada graças a uma visão da princesa Libuse, que do alto de Vyšehrad, onde foi construído o primeiro dos muitos castelos da cidade, viu uma imponente cidade, cuja glória tocava as estrelas. Actualmente, muitos séculos passados, Praga continua a ser considerada uma cidade mágica, no coração geográfico da Europa.

Dividida pelo rio Vlatva, que se serpenteia entre as duas margens da cidade, separando ruelas de traçado irregular e monumentos históricos de vários estilos arquitectónicos, e fonte de inspiração de inúmeros artistas, Praga também fervilha de eventos culturais que preenchem os finais de dia, transportando-nos para os universos de Franz Kafka ou de Antonín Dvořák.

Existem muitos percursos possíveis para conhecer Praga, dependendo do número de dias que pretende passar na capital da República Checa. Poderá optar por visitar cada uma das principais áreas de interesse de forma mais pormenorizada ou seleccionar as atracções mais relevantes. Para que não se perca na selecção do que ver e fazer em Praga, deixamos-lhe o top 10 da nossa última viagem.

Essencial saber

Idioma: Checo
Moeda: Coroa Checa
Requisitos de entrada: BI ou passaporte
Clima: Como qualquer país de clima temperado, as estações do ano têm características distintas. O Verão é quente, embora frequentemente chuvoso, e o Inverno é frio, com ocorrência de neve garantida.

O relógio rococó da Câmara Municipal judaica
As letras hebraicas no mostrador deste relógio lêem-se da direita para a esquerda e os ponteiros andam ao contrário.

O Monte Petrín
Ergue-se sobre Malá Strana, coberto de florestas e pomares escondidos pela neve. Na margem direita do Vlatva, 300 metros acima do nível do mar, esta antiga vinha revela a velha Praga com muito mais do que as 100 cúpulas que lhe dão nome.

Saiba mais na próxima página

Os dísticos da cidade na Nerudova
A rua que leva ao cimo do monte é também um bairro de artistas que ondula entre antigos palácios e revela as melhores lojas de marionetas de Praga.

Onde ficar

Hotel Bellagio
U Milosrdnych 2 110 00 Praga Tel.: +420 221 778 999 Fax: +420 221 778 900 Email: info@bellagiohotel.cz | reservation@bellagiohotel.cz www.bellagiohotel.cz

Art Hotel Prague
Nad Královskou oborou 53 170 00 Praga Tel.: +420 233 101 331/2 Fax: +420 233 101 311 Email: booking@arthotel.cz www.arthotel.cz

Hotel Savoy
Keplerova 6 118 00 Praga Tel.: +420 224 302 430 Fax: +420 224 302 128 Email: info@savoyhotel.cz www.savoyhotel.cz

Onde comer

Legenda
Legerova 39 | Vysehrad Tel.: +420 296 180 310 www.legenda.cz Apesar de ser um local muito movimentado, é indicado por quase todos os visitantes de Praga, pela vasta ementa, permitindo experimentar desde especialidades checas a massas ou bifes em quantidade substancial e a baixo custo.

Bellevue
Smetanovo náb 18 | Staré Meˇ sto Tel.: +420 224 221 443 www.zatisigroup.cz/cs Reserve uma mesa no terraço e aprecie a vista sobre o rio e o castelo, enquanto experimenta um dos pratos euro-asiáticos deste restaurante gourmet.

Saiba mais na próxima página

Cafe-Restaurant Metamorphis
Tynsky dvur | Malá Stupartská 5 | Staré Mesto Tel.: +420 221 771 068 Entre Abril e Outubro este é o sítio ideal para jantar ao ar livre, com vista para a igreja Tyn, mas longe dos turistas e dos preços inflacionados da Praça Velha. No resto do ano, pode optar pela atmosfera romanesca do restaurante interior. A ementa é fundamentalmente italiana, incluindo pizzas, pastas e deliciosos gelados.

Iguarias tradicionais
A não perder, o chocolate quente, o vinho quente com canela e os staročeský trdelník vendidos em muitas esquinas.

O Castelo de Praga
Reconstruído inúmeras vezes desde a sua construção no século IX, alberga várias igrejas, um mosteiro, um palácio, jardins, torres, gárgulas, titãs... Às 12h, a guarda do castelo muda com um aparato imperdível.

O jazz boat
Um passeio de barco à noite, um concerto ao vivo e um jantar gourmet.

O relógio astronómico na Praça da Cidade Velha
De hora a hora, das 8 às 20h, doze apóstolos, reconstruídos após a destruição dos originais pela artilharia alemã em 1945, passeiam entre as duas janelas que se abrem enquanto os sinos tocam, o galo canta e o esqueleto dança.

A Ponte Carlos
Engalanada de estátuas de santos e outras figuras religiosas, atrasa-se o passo para ouvir os Dixieland, a banda de jazz que lá costuma tocar, e para ver o brilho no relevo da estátua de bronze de João Nepomuceno, no sítio onde muitos passam a mão.

O amontoado de túmulos do antigo e pequeno Cemitério Judeu
Com lápides datadas de 1439 até 1787, calcula-se que 200 000 judeus tenham sido aí sepultados em camadas sobrepostas.

A Sinagoga Pinkas
Fechada para «restauro» pelos comunistas em 1967 e só reaberta em 1991, este edifício do século XV tem as paredes interiores cobertas com os nomes das cerca de 80 000 vítimas Checas e Moravas do holocausto.©

Texto e fotografia: Lara Pereira da Silva

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.