O baby shower é um evento para celebrar a chegada de um novo elemento e festejar a reta final da gravidez, o que faz da grávida a pessoa mais importante da festa. É cada vez mais um evento comum e por isso as sugestões abaixo fazem todo o sentido.

O ideal é serem outras pessoas, que não a grávida, a organizar a festa. Amigas, irmãs, tias, primas ou madrinhas, uma vez que a futura mamã. De certeza que não vão faltar pessoas para ajudar e fazer desta festa um momento importante na companhia de amigos e família.

A melhor altura para o baby shower é a partir do 3ª trimestre de gravidez, mas não deixe para o último mês para não haver surpresas no dia. O ideal é planear com antecedência de pelo menos 1 mês, mas como há muitas coisas em que pensar aqui ficam algumas dicas de como fazer:

Número de convidados

O número de pessoas que estará presente na festa é muito importante pois irá ajudar a definir todos os outros passos do planeamento. Faça uma lista e tente não se esquecer de ninguém: avós, bisavós, tios, primos, amigos, madrinhas, etc.

Localização

Quando souber o número de pessoas a convidar pense no local. O ideal é ser em casa ou num local mais privado, mas pode sempre organizar num restaurante ou num espaço público. Se o tempo o permitir pode organizar um piquenique num jardim, por exemplo.

Convites

Pode seguir o clássico e enviar os convites por correio ou convidar as pessoas por telefone, mas hoje em dia a maioria das pessoas tem email e/ou alguma rede social. Crie um convite em formato digital e envie por email ou crie um evento no facebook, por exemplo. Claro que terá que fazer sempre uns telefonemas, no caso das avós que podem não ter computador.

Temática

Chega então o 4º passo que irá definir os restantes: a temática do baby shower. Pode organizar um chá, jantar ou almoço. Sugestões e ideias é o que não falta, mas o tema poderá ser de acordo com o sexo e nome do bebé, no caso destes já estarem definidos: azul, rosa, amarelo, branco, animais, zoo, cegonhas, balões, circo, desporto, ballet, náutico, fotografias do casal, etc.

Decoração

Tudo dependerá do budget. Pode optar por uma decoração mais simples e homemade ou pode ir a uma loja de festas e comprar muitas coisas. Com alguma antecedência até pode encomendar algumas coisas online para ser mais barato. Invista nos balões, é uma forma muito económica de decorar o espaço e fazer uma 'vistaça'.

Comidas e bebidas

Tudo dependerá da altura do dia e da refeição que escolher: lanche, brunch, jantar, almoço ou chá das 5. Algumas sugestões são: mini sandwiches, mini cachorros quentes, folhados, salgados, queijos, pão e tostas, fruta, biscoitos, chá, sumos, batidos, água, etc. Pode sempre encomendar um serviço de catering ou, para poupar custos, fazer uma lista do que é necessário e pedir a cada convidado para trazer alguma coisa.

Sobremesas e bolos

O que não pode faltar são as sobremesas... doces, cupcakes e claro, o bolo do bebé de acordo com a temática da festa. Se não tem jeito para a cozinha e para bolos o melhor é encomendar este último numa pastelaria ou a uma empresa/pessoa que faça design de bolos.

Diversão

Este é sem dúvida o principal objetivo do baby shower por isso, pense em jogos bem divertidos para animar a festa. Existem vários jogos de entretenimento com a temática baby shower como pictionary, adivinhar o significado dos nomes, questionário sobre nomes de bebés de celebridades, quiz sobre puericultura, dar dicas e desejos à grávida, votações para sexo e nome do bebé, bingo, entre outros. Porém, existem sempre outras possibilidades como o karaoke, música e ambiente, um mini-spa com manicure e pedicure, etc.

Presentes

O que também não pode faltar é um jogo para abrir os presentes que os convidados levam. Deverá ser feita uma lista entregue previamente aos convidados - um pouco como as de casamento - de forma a não haver repetições de presentes. Afinal o que também se pretende é ajudar os futuros pais nesta nova etapa. Também podem haver pequenas lembranças para os convidados levarem do baby shower.

Fotografias e vídeo

Não se esqueçam de ter máquina fotográfica e, se possível, ir fazendo vídeos para mais tarde recordar.