Existe uma fase do ciclo menstrual, em que a probabilidade de engravidar é maior. Chama-se período fértil.

Aprender a calculá-lo pode ser o primeiro passo para uma gravidez de sucesso.

Para isso, é necessário que saiba qual é a duração do seu ciclo menstrual.

Assim, ao longo de alguns meses, anote quantos dias passaram entre o primeiro dia do início de uma menstruação e o início da seguinte. Depois, subtraia ao ciclo mais curto 18 dias e ao ciclo mais longo 11 dias. O resultado encontrado indica-lhe o período fértil. Veja o seguinte exemplo:

Ciclo mais curto:
28 dias – 18 = 10

Ciclo mais longo: 32 dias – 11 = 21

Neste caso, o período fértil situa-se entre o 10º e o 21º dia, a contar do início da menstruação.

Sinais do corpo

Pode detetar, com maior precisão, a altura em que está a ovular com a ajuda de testes de ovulação. Mas também o seu corpo emite sinais de ovulação. Nessa fase, o muco vaginal torna-se muito elástico, semelhante à clara de ovo. Monitorizar, regularmente, a temperatura basal, pela manhã à mesma hora, também é uma ajuda. No período fértil ela tende a aumentar dois a três graus.

Frequência das relações

O melhor é ter relações sexuais dia sim, dia não, de forma a maximizar o volume do esperma. Mas, acima de tudo, o mais importante é viver a sexualidade de uma forma serena.

Posições sexuais

É possível engravidar em qualquer posição. Ainda assim, as posições que desafiam a gravidade, como sentada, de pé ou com a mulher por cima podem desencorajar os espermatozoides a chegar às trompas. A posição do missionário é considerada uma das melhores para facilitar a conceção. Colocar uma almofada debaixo das ancas e manter as pernas elevadas após a relação também pode ajudar os espermatozoides na corrida até às trompas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.