Para o diagnóstico da infeção pelo vírus da Hepatite B (VHB) é necessário recorrer a um painel de análises específicas que permitam o seu despiste e diagnóstico, tais como: o AgHBs, uma proteína de superfície do vírus que pode ser detetada no sangue 2-3 semanas após a exposição ao vírus, podendo ser encontrada até às 20-24 semanas pós infeção; o Ag Hbe, proteína do envelope viral, que pode ser detetada na corrente sanguínea a partir das 4-5 semanas e até às 12-13 semanas após infeção; o anticorpo anti-HBc (proteína do core viral), classe IgM, que pode ser detetada entre as 8 e as 32 semanas (podendo ser o designado “período de janela” entre as 24 e as 32); o anticorpo anti-HBc (produzido em resposta ao AgHBs) que pode ser detetado a partir das 32 semanas e que permanece como “cicatriz imunológica” da infeção (ou da vacinação); o anticorpo anti-Hbe, se ocorrer, aparece a partir das 16 semanas.

Os testes utilizados que permitem fazer o diagnóstico diferencial entre uma infeção recente e uma antiga ou imunidade vacinal e que devem ser utilizados no despiste inicial, no âmbito de uma consulta pré-concecional ou no primeiro trimestre, são: Ac.anti-HBs, AgHBs e anticorpo anti-HBc IgM. As grávidas não vacinadas e cujo rastreio foi negativo, devem repetir a pesquisa do AgHBs no 3º trimestre.

O diagnóstico de infeção aguda ou de portador assintomático é confirmado pela demonstração do antigénio de superfície do vírus, AgHBs, ou pela deteção do ADN viral no sangue ou ainda pelo surgimento do ac.anti-HBc.

O risco de transmissão do vírus da Hepatite B da gestante para o filho durante a gravidez é elevado quando a mãe é portadora do AgHBs. Nestas situações, a probabilidade de o recém-nascido adquirir a infeção é de 70 a 90%.

A infeção pelo vírus da Hepatite B pode ser evitada caso a gestante seja vacinada antes da conceção ou a partir do segundo trimestre de gestação. Quando a gestante é diagnosticada com Hepatite B, o recém-nascido deve ser vacinado com imunoglobulina até 12 horas após o parto.

Por Maria José Rego de Sousa, Médica, Doutorada em Medicina, Especialista em Patologia Clínica

Maria José Rego de Sousa, Médica, Doutorada em Medicina, Especialista em Patologia Clínica

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.