Mais cedo ou mais tarde, todos os todos os pais acabam a vestir-se como… pais. A frase é do autor e blogger britânico Chris McGuire, que assinou um texto no Daily Mirror onde descreve – com muito humor – quais as peças básicas do guarda-roupa do pai moderno. McGuire, que se dedica à escrita e ao seu blogg a partir de casa, onde toma conta do filho de 2 anos, brinca com essa padronização do homem quando passa a ter de cuidar dos seus rebentos.

“Quantas vezes você já viu o Rei Leão? Algumas, certo?  No entanto, mesmo que tenha assistido mil vezes, há algo que aposto que não reparou. No início do filme, quando o bebé Simba é apresentado, no alto do rochedo, algo acontece em segundo plano. O rei Mufasa muda de repente e, como prova de que encarnou totalmente o seu novo papel de pai, surge usando calções com bolsos, bolsa de cintura para guardar o telemóvel e camisola sem mangas”. Trata-se de uma piada, claro, mas algumas destas peças estão forçosamente no armário do pai ocidental, segundo Chris McGuire. “Quando se é pai, a questão da funcionalidade torna-se uma quase obsessão. A bolsa de cintura é ótima para ter o telefone sempre à mão e os calções têm bolsos suficientes para guardar brinquedos, chuchas e afins. Mais há mais. “O pai também se sente atraído por penteados funcionais - algo que parece horrível, mas é fácil de lavar.”

Sinais de que se está a vestir como um… pai

  • Calções com grandes bolsos
    “Cada novo pai é subitamente dominado pela necessidade de ter vários pares de calções até ao joelho com muitos bolsos. Cada bolso está cheio de coisas úteis (lixo), o que faz com que o pai em questão pareça um burro de carga… ”.
  • Camisolas sem mangas
    “Há cerca de 20 homens, na face do planeta, que ficam bem de camisola de alças – e quase de certeza que você não é um deles.” Dito isso, depois de se tornar pai, “a maioria dos homens adora mostrar os bíceps” – até os que que fogem do ginásio como o diabo da cruz. Aliás, “qual é o pai que tem tempo para isso?” McGuire ironiza ainda. “Em dias de sol, a melhor maneira de reconhecer um pai é esta: ele é o tipo com os braços de fora, muitas vezes queimados pelo sol. O meu conselho é: se os seus braços parecem um par de palitos, guarde-os para si.”
  • Fibras sintéticas
    “As fibras sintéticas são o melhor amigo de um pai”. Porquê? “São fáceis de limpar, o que significa que os pais podem remover com facilidade os restos de comida mastigada (ou qualquer outra substância pegajosa que o seu querido filho lhe atire)”. Além disso, esses tecidos não precisam de ser passados ​​a ferro. “Os pais arrastam-se como zombies pelas lojas de desporto atrás de roupas sintéticas: peças geralmente espalhafatosas e que magoam os olhos, por vezes tão sintéticas que emitem som”.
  • Fatos amarrotados
    A vida dos pais urbanos não é mais fácil. Nem pensar. “Os pais que trabalham em escritórios podem ser reconhecidos pelos fatos fora de moda (uma década no mínimo) e amarfanhados”. Toda a gente os reconhece, segundo McGuire. “Quando vir um tipo no passeio que parece um modelo da C&A dos anos 90, quase de certeza está perante um pai. E se a gravata lhe bater no ombro (sem que perceba), tem 3 filhos – ou mais. Pais, por favor, sigam o meu conselho: se vestem fato para trabalhar não caiam na tentação de pôr uma gravata engraçada – por exemplo com o Bart Simpson em ação. Não funciona. Nunca”.
  • O “Speedo”
    “A ciência ainda não descobriu porquê, mas algo de profundamente estranho acontece no cérebro dos homens quando se tornam pais: começam a usar calções de banho apertados, estilo nadador, na praia e na piscina”. Pior: “O Speedo está a atingir proporções epidémicas, sobretudo entre homens grandes e tremendamente peludos.”
  • “Aquela” camisa
    “Todos os pais têm uma camisa tão horrível que só de olhar a 20 metros dá dores de cabeça. Os pais sentem-se atraídos por camisas hediondas, garantidamente odiadas por mães, namoradas e amigos, e sempre geradoras de grandes discussões antes de qualquer evento social”. Frases que se ouvem quando o pai decide usar a tal camisa: “Vais mesmo vestir isso?”.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.