Em crianças fazemos brincadeiras que são autênticos treinos, mesmo sem saber. Nestas brincadeiras trabalhamos muitas vezes todos os grupos musculares sem darmos por isso. Por exemplo, ao andar de patins, trabalhamos essencialmente as pernas, no entanto, é necessário também existir um bom trabalho do abdominal para adquirir alguma estabilidade em cima dos patins. É uma atividade fisicamente exigente, mas que ajuda também a desenvolver a capacidade de concentração e equilíbrio.

Outro exemplo de atividade física é saltar à corda. É uma brincadeira que apresenta vários benefícios para a saúde, nomeadamente, o trabalho de pernas, o trabalho cardiovascular que, por sua vez, ajudará numa melhoria da resistência física e perda de peso.

De seguida apresentamos algumas atividades que podemos realizar com as crianças no sentido de brincar com elas, mas também, de realizar um pouco de exercício físico.

Jogo da apanhada

É uma brincadeira intemporal: quem é que nunca jogou à apanhada em miúdo? Todos nós corremos atrás de alguém e fugimos, também; e sentimos o pequeno pico de velocidade que temos de criar quando precisávamos de agarrar ou quando quem estava a apanhar vinha na nossa direção.

Jogar à apanhada é um bom treino uma vez que trabalhamos a velocidade e a resistência. Pode ser adaptada em várias modalidades, para treino funcional, por exemplo no futebol, andebol e basquetebol ou simplesmente se houver um objetivo de trabalhar os picos de velocidade ou saber escapar.

Jogo da tração à corda

Jogo da tração à corda

Pode ser jogado entre duas pessoas ou duas equipas e só precisa de uma corda. Cada uma agarra num dos extremos, que tem o meio marcado, com um lenço por exemplo, e que é alinhado com o centro do “campo” onde vai jogar. O objetivo é puxar o adversário até este estar no outro campo. Neste jogo conseguimos trabalhar a força, a resistência e ainda todas as estruturas corporais.

Andar de patins

Em miúdos só pensamos nas piruetas que conseguimos fazer e na velocidade que atingimos. Mas o certo é que andar de patins é uma das brincadeiras mais exigentes para o corpo.

Os patins são plataformas instáveis e que requerem um grande trabalho de estabilidade, feito através da ativação da zona abdominal e lombar. O que é perfeito para trabalhar a barriga. Na deslocação, os glúteos e quadricípites são outras das partes bastante solicitadas. Andar de patins ajuda, também, na perda de massa gorda por ser um exercício com uma componente cardiovascular.

Saltar à corda

Tem várias variantes: saltar pé ante pé; ao pé coxinho; com os pés juntos; aumentar a velocidade; cruzar a corda no salto ou saltar a pares, em que duas pessoas dão à corda e outros dois vão saltando. É uma brincadeira de quando somos miúdos e que mais tarde passa a fazer parte do treino.

Ao saltar à corda estamos a trabalhar a coordenação, a resistência e a força. Para além disto é um exercício que contribui para a perda de peso e cujo grau de dificuldade pode variar.

Jogo da macaca

Este jogo tradicional pode ser jogado com apenas duas pessoas e é ideal para o ar livre, por exemplo, jardim ou recreio. O objetivo é treinar o equilíbrio e resistência. É um jogo que também trabalha a precisão (se conseguirmos acertar com a “pedrinha” no quadrado que pretendemos).

Hula Hoop

Hula Hoop

Um arco em que os miúdos adoram girar na cintura ou na zona da anca, sem que ele caia, entrando em pequenas batalhas com os amigos para ver quem consegue mais tempo é também um ótimo exercício.

Ao girarmos o hula hoop estamos a trabalhar a zona central do corpo (tronco E zona abdominal), para criar estabilidade e aguentar o maior número de tempo possível o rodopiar do arco. Também a concentração é precisa neste movimento e, assim, trabalhada. Tal como a flexibilidade. É ainda um bom exercício para os abdominais e a nível cardiovascular.

Circuitos de obstáculos

Os circuitos de obstáculos são uma maneira muito divertida de colocar as crianças a mexerem-se e servem para estimular a coordenação dos seus movimentos. Pode usar a mobília de casa (cadeiras, bancos ou mesas), almofadas e mantas para criar áreas nas quais elas precisarão rastejar, pular, correr, gatinhar, equilibrar, por cima ou por baixo das coisas.

Posto isto, qual a brincadeira que vai experimentar primeiro estas férias?

Rita Pinto - Personal Trainer Holmes Place Alvalade

 

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.