A escola não é apenas o sítio onde as crianças vão aprender a ler, a escrever e a contar. Trata-se de um local previligiado no processo de socialização. Desde os jogos mais simples à realização de trabalhos de grupo, a interação com crianças da mesma idade é constante, como lembra um artigo do site espanhol hacerfamilia.com. Ser um bom companheiro ajuda a tornar esses momentos numa fonte de alegria. Eis alguns conselhos que os especialistas dão aos pais para que ajudem os seus filhos a ter sucesso neste campo.

1. Criar Empatia

É mais difícil do que possa parecer. Pensando no que sentem os outros e não apenas em si, a criança aprende a tomar consciência de grupo. Simultanemaente, caminha na construção de  um espírito que incentiva os outros em vez de se esgotar em si próoprio.

2. Estabelecer objetivos comuns

Seja uma vitória da equipa de futebol ou uma boa nota do trabalho de inglês, atingir os objectivos propostos pelo grupo cria uma união que fortalece cada um.

3. Ser generoso

E não só com as pessoas que já se conhece. Ensine o seu filho a receber bem os colegas, sobretudo se forem mais novos ou tiverem acabado de chegar à escola. Isso treina a sua capacidade de protecção.

4. Entender os outros

Crianças que não se limitam a olhar para o umbigo são mais felizes. Perceber os outros, ainda que eles sejam muito diferentes, ajuda a descentrar e a cultivar a generosidade.

5. Conhecer-se bem

Esta auto-análise facilitará a integração. Conhecendo bem as suas características, a criança consegue estabelecer limites com mais facilidade e sabe detetar a sua utilidade perante o grupo.

6. Não pôr rótulos

Julgar e querer arrumar tudo em gavetas não é saudável, seja em que idade for. Ensine a criança a respeitar as diferenças desde cedo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.