Normalmente os casamentos não ficam baratos, ainda mais quando se fala de um casamento da realeza. Segundo as mais recentes informações da imprensa britânica, o matrimónio de Harry e Meghan Markle – marcado para o dia 19 de maio – deverá custar uma verdadeira fortuna.

As contas foram feitas pela Bridebook, que chegou ao valor baseada em diversos aspetos, como as flores, comida, entretenimento e a maior atração, o vestido de casamento. Mas ainda há que considerar a lua de mel e o reforço de segurança.

Relativamente a este aspeto, para o grande dia o palácio decidiu organizar um enorme dispositivo de segurança, que inclui snipers, polícias à paisana e ainda um drone. Ao todo a despesa ficará em 34 milhões de euros.

Contudo, há muitas, muitas mais...

Igreja – sem custos

A cerimónia irá acontecer na Capela de St George, no Windsor Castle, enquanto que a receção acontecerá no St George's Great Hall.

Espaço onde ocorrerá a festa – 400 mil euros

Após a cerimónia, a festa irá acontecer em Windsor. Para celebrar a ocasião foi alugada uma espécie de ‘tenda’ em vidro, a que se acrescentam custos relacionados com o catering e equipa que vai trabalhar.

Catering – 327 mil euros

Irá haver um almoço formal para os convidados e um jantar para a família e amigos.

Bebidas – 218 mil euros

As bebidas virão maioritariamente do Palace Cellars. Consta que irão ser consumidas cerca de 2300 garrafas durante o copo d’água, onde constam 1700 garrafas de champanhe e 650 de vinho, whisky e cocktails.

Vestido – 340 mil euros

Esta é sem dúvida a parte mais esperada da festa: Como será o vestido de noiva de Meghan Markle? A título de curiosidade, esta despesa ficou a cargo da noiva.

Flores – 124 mil euros

Fotografias – 19 mil euros

Consta que o profissional contratado para registar a ocasião foi Millie Pilkington, o mesmo do casamento de Kate Middleton e William.

Convites – 22 mil euros

Música – 340 mil euros

Desde os tocadores de sinos, pianistas até às grandes estrelas que deverão atuar no evento. Consta que nomes como as Spice Girls, Elton John, Coldplay e Rihanna irão estar presentes.

Trompetes – 102 mil euros

O Ministro da Defesa fez um pedido para que fosse gravado o brasão real em 20 trompetes.

Cabelo e maquilhagem – 11 mil euros

Indumentárias dos meninos e meninas das alianças – 1925 euros

Decoração – 147 mil euros

Anéis de casamento – 6800 euros

Roupa do noivo – 9000 eurosEntretenimento – 62 mil euros

Onde se incluem fogos de artifício, entretenimento para crianças, etc.

Lua de mel – 136 mil euros

Consta que o casalinho irá namorar na Namíbia.

Quem vai pagar a conta?

Tendo em conta esta lista imensa de despesas impõe-se uma pergunta: quem vai pagar a festa? Conforme o Palácio de Kensington revelou será a família real a custear a cerimónia.

Apesar do investimento, o evento de dimensão mundial deverá converter-se num ganho de mais de 500 milhões de euros para Inglaterra, sobretudo ao nível do turismo.