É hoje, sexta-feira, dia 18 de Junho, que a diva angolana, Pérola, sobe ao palco para a apresentação oficial do seu último trabalho discográfico intitulado “Cara & Coroa”, na discoteca Coconuts, em Maputo.

“Estou muito feliz por estar em Moçambique. É primeira vez que vou fazer uma demonstração ao vivo de inúmeras faixas musicais do meu novo álbum, “Cara & Coroa”, algo que ainda não fiz em Angola, por isso espero que seja um sucesso. Acredito no público moçambicano, porque sempre mostrou ser um público fiel e simpático e que apoia muito os músicos, tanto os moçambicanos como estrangeiros”, explica Pérola.

Pérola encontra-se no nosso país pela quarta vez, sendo esta a primeira em que vai estar em palco para cantar e brincar num concerto com a sua assinatura.

O disco “Cara & Coroa” foi apresentado a 1 de Agosto de 2009, em Luanda (Angola), e contém 13 faixas. A primeira parte do cd é a “Cara”, que representa o estilo mais europeu e americano como o R&B e Soul, e a segunda é a “Coroa”, com músicas mais voltadas para o afrozouk, o kizomba, o semba e outros estilos musicais mais tradicionais de Angola.

Cantar músicas tradicionais é algo que a cantora adora. “Só não fiz antes músicas em dialecto e mais tradicionais, porque não tinha tido a oportunidade para o fazer e havia em mim uma necessidade de pesquisa aprofundada dos estilos de música a cantar”, confessa.

O exemplo típico do tradicional é a música “Omboio” cantada em umbundo, língua da região do Huambo de onde a cantora é natural. “Omboio teve origem numa brincadeira com a minha mãe que cantava muito para mim.

É um canto popular/folclórico resultante da junção de quatro canções numa só. A primeira parte da música é uma contagem até dez, a forma mais fácil de aprender a contar em dialecto, a segunda fala do papel dos mais velhos na nossa formação como pessoas. Pretendia com esta parte transmitir a importância dos mais velhos na nossa sociedade. Na terceira são abordados os problemas da fome, flagelo que continua a assolar Angola em particular e África em geral e a quarta e última parte fala do comboio, de como ele anda e como é formado, uma forma de apelo, pretendendo mostrar que juntos somos melhores do que quando andamos sozinhos. A união faz a força e juntos podemos fazer coisas maravilhosas, perfeitas e difíceis de serem derrubadas”, esclarece.

“Cara & Coroa” é o resultado de um trabalho de equipa e contou com a ajuda de nomes como Heavy C, produtor musical de artistas e letristas e com o apoio incondicional da família e amigos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.