É a representante das nossas ilhas no maior concurso de beleza do Mundo. Joseline Rocha tem apenas 23 anos e é a Miss Cabo Verde 2009. A 30 de Outubro esta beldade cabo-verdiana vai representar o país no concurso Miss Mundo 2010, realizado na China. Conheça melhor Joseline que falou, em exclusivo, ao Sapo.cv.

Como tudo começou…

Tudo começou com uma participação na Miss São Vicente. "Josy” confessa que entrou no Concurso “por acaso” e que também não esperava vencer, mais tarde, a Miss Cabo Verde. "Sem chance!", foi a resposta de Joseline quando lhe propuseram participar na Miss São Vicente. Tinha ido fazer uma proposta aos organizadores da Miss São Vicente -queria alterar o formato do concurso para algo mais completo e que fosse além dum concurso de beleza. As sugestões foram bem recebidas mas chegaram tarde. Contudo recebeu uma proposta. Convidaram-na a participar no concurso. Recusou à primeira.

"Todos os parentes e amigos diziam-me que devia participar", explica Josy. Contudo resistiu porque não se imaginava a participar num concurso de Misses: “as outras já tinham experiência de concursos e eu nem sabia desfilar”, conta.
“A somar a isso eu era a mais velha de todas e há coisas que vão deformando com a idade”. (risos). Josy acabou por participar porque “na vida todas as experiência são validas”. Mas a dúvida persistiu até subir a passerelle.

Muito mais do que uma cara bonita

Joseline terminou o 12º ano aos dezassete anos e conseguiu uma vaga para prosseguir os estudos em Portugal. Acabou por seguir para Bolívia onde lhe foi garantida uma bolsa de estudos para o curso de Comunicação social.

Sou genuína, não mudo para agradar e acho que a espontaneidade é a minha principal mais-valia Joseline Rocha
Durante os dois anos que esteve na Bolívia, trabalhou como modelo publicitária e foi a melhor aluna do seu curso mas diz que teve de desistir devido a instabilidade política do país na eminência de uma Guerra Civil: “Um bem fugid”, diz Josy. Nessa “fuga” contou com o apoio da família pois a prometida bolsa nunca chegou e a situação política da Bolívia tornou-se “inultrapassável”.

Em Cabo Verde trabalhou como formadora no centro juvenil CEAJ, dando aulas de iniciação ao Teatro. Fez parte dos grupos teatrais Mindelenses “Solaris”, “Sarron” e “Centro Cultural Português”. Representou nas peças “Ternura”, “Autocarro das Loiças”, “Gato malhado e andorinha sinhá”, “Julietas”, entre outras. Destaca-se a participação no “Un vez Saocent era sabe”, o primeiro musical levado a cena no país.

Tem sido benfeitora junto de classes desfavorecidas das zonas periféricas da cidade do Mindelo, fazendo recolha de alimentos, roupas, livros brinquedos que são distribuídos aos fins-de-semana juntos dessas populações.

É madrinha da Associação Cultural Magia Crioula, que tem um projecto de formação e emprego no formato “indústria da cultura” a partir dum grupo de carnaval que empregua, o ano inteiro, as costureiras, designers, pintores, serralheiros, etc.

Miss Mundo 2010

A 60º edição do concurso Miss Mundo irá acontecer no dia 6 de novembro em Sanya,na República Popular da China. São esperadas aproximadamente 120 representantes de vários países e territórios, onde Kaiane Aldorino de Gibraltar actual Miss Mundo irá coroar sua sucessora. A preparação de Josy para o certame de beleza mundial foi feita pela agência “Capital Model”.

B.I.
Joseline dos Santos Fortes Rocha nasceu em São Vicente, zona de Fonte Filipe, sob signo de Gémeos no dia 2 de Junho de 1987, numa família com oito filhos. A Miss Cabo Verde apresenta, aproximadamente, as seguintes medidas: 1,75 metros altura distribuídos pelas medidas (86-62-92) e pesa 60 kilos.

PARTNER/SAPO

21 de Outubro de 2010

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.