O artista plástico Valdemar Tomás Mariano, ou simplesmente Vado, é protagonista de uma exposição individual de pintura e desenho, patente, de 5 a 15 de Outubro de 2010, na Associação Moçambicana de Fotografia, em Maputo. Com um total de 27 quadros, Vado retrata, nesta mostra com o título “Vivências”, as várias facetas da mulher moçambicana.

“Retrato nesta exposição o dia-a-dia da sociedade moçambicana, dou a conhecer um pouco daquilo que pude ver, sentir e sonhar desde a minha infância, juventude até ao presente”, disse Vado quando instado a descrever esta sua exposição. O artista acrescenta que “dou um destaque particular às mulheres moçambicanas, porque elas estão presentes em vários momentos da vida do país”.

Esta é a primeira exposição individual de Vado, após a sua participação em 18 exposições colectivas, isto desde 1994 a 2006. Nesta sua primeira aventura individual, Vado espera colher não só elogios, mas também críticas em relação ao seu trabalho. “Espero uma reacção positiva e negativa por parte dos críticos das artes plásticas e do público a quem convido para vir apreciar a minha obra”, disse o artista.

“Mulheres de Quelimane Querendo Viajar de Taxi Bicicleta”, “Casal Jovem e o Recém-Nascido”, “Mulher com Nduna”, são os títulos de algumas das 27 obras de Vado que estão patentes nesta exposição, cujos preços por obra variam entre os 450e os1500 dólares americanos. Várias são as técnicas utilizadas por este artista plástico, desde óleo em tela, grafite, aguarela em cartão, entre outras.

Nascido a 10 de Outubro de 1970, Vado frequentou a Escola Nacional de Artes Visuais em Maputo, onde concluiu o 5º ano, e é membro do Núcleo de Arte da capital do país. Este ano frequentou um estágio no atellier do artista plástico Vítor Sousa na aprendizagem da técnica da Monotipia Gravura e Linóleo, bem como participou nas aulas do Mestre Malangatana aos domingos com crianças do Bairro de Mavalane no uso de areia como arte.

Fotos da exposição

Texto e fotos: Alfredo Lituri

06 de Outubro de 2010

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.