Nas últimas décadas, a oferta de cosméticos e de produtos dermocosméticos aumentou consideravelmente. Além de novas marcas, há novas formulações, novas moléculas e até uma utilização diferente de ingredientes muito comuns. Na hora de escolher, muitos consumidores ficam, no entanto, baralhados com algumas das palavras com que se deparam nos rótulos. Decifre os ingredientes naturais que compõem muitos cosméticos.

1. Adenosina

Elemento constituinte do ADN, a ademosina está hoje identificada como um elemento primordial na função celular, estando demonstrado cientificamente o seu efeito sobre a síntese do pro-colagénio I, uma das moléculas fundamentais na organização da derme e na sua manutenção. Está presente em muitos cosméticos e dermocosméticos e trava os efeitos do envelhecimento cutâneo.

2. Carnosina

Dipéptido formado por dois aminoácidos, com elevado poder antioxidante. Antes de ser aplicada à cosmética, a carnosina era já utilizada sob a forma de suplemento pelos seus benefícios antifadiga. Esta substância aumenta as defesas da pele contra os radicais livres, recupera a vitalidade das células e promove a produção de colagénio e previne a degradação da elasticidade cutânea.

3. Óleo de argão

Óleo extraído dos frutos da argânica, árvore milenar de Marrocos, classificada como Património da Biosfera pela UNESCO, está em voga e são muitas as marcas de cosmética que recorrem a este ingrediente. Rico em ácidos gordos essenciais e em vitamina E, tem um poder nutritivo, regenerador e anti-radicalar. Estimula ainda a oxigenação intracelular, protegendo os tecidos.

4. Péptidos

Pequenos fragmentos de proteína, compostos por cadeias de aminoácidos, que se encontram de forma natural no organismo e desempenham um papel essencial no processo de cicatrização de feridas. Estes atuam como mensageiros celulares.

Transmitem sinais entre as células, estimulando processos metabólicos de reparação. Este mecanismo de autocontrolo da pele torna-se, no entanto, cada vez menos eficiente com o passar dos anos, podendo ser reativado através da aplicação tópica de péptidos.

5. Polifenóis de uva

Substâncias antioxidantes presentes na uva, que protegem a pele do envelhecimento prematuro provocado pelos raios UV. Os polifenóis de uva formam um escudo protetor contra as agressões exteriores, preservando a integridade das células.

Reforçam os vasos sanguíneos capilares e melhoram a microcirculação cutânea, atuando sobre a luminosidade e a frescura da tez. Protegem as fibras de elastina e de colagénio, impedindo a degradação dos elementos fundamentais da pele.

6. Ceramidas

Proteínas lipídicas, compostas por colesterol e ácidos gordos, que fazem parte da barreira hidrolipída da pele e asseguram a adesão celular. São responsáveis pela firmeza e por um cabelo hidratado. As ceramidas estimulam a comunicação entre as células e ajudam a reconstruir os danos da pele provocados pelo envelhecimento. Suavizam as rugas e as linhas de expressão, enquanto restauram a barreira cutânea. Hidratam e repõem os nutrientes dos cabelos, combatendo as pontas espigadas.

7. Cafeína

Trata-se de um alcalóide do grupo das xantinas que é extraído de sementes, folhas e frutos de várias plantas, entre as quais o grão de café, o cacau e as folhas de chá. A cafeína estimula a microcirculação e ajuda a drenar os líquidos retidos nos tecidos, favorecendo ainda a eliminação da gordura. É utilizada, essencialmente, em anticelulíticos e drenantes para o corpo, produtos para os olhos e, por fim, em cremes e bases de maquilhagem.

8. Oxigénio

Elemento químico presente no ar e indispensável para a nossa respiração. Torna possível a homeostase, a capacidade do organismo regular a sua atividade para o corpo funcionar de forma equilibrada e estável. Este reduz os efeitos nocivos das radiações UVB, ajuda a atrasar o envelhecimento e tem um efeito uniformizador, ao promover uma melhor respiração da pele.

Este ingrediente, presente em muitos cremes e séruns, contribui para o equilíbrio cutâneo, ao regular a produção de sebo e prevenir o aparecimento de bactérias, na origem da acne e outras infeções. É, sobretudo, utilizado em cuidados de limpeza e de hidratação para o rosto.

9. Citocinas

Transmissores biológicos peptídicos segregados pelas células do sistema imunitário que agem sobre os recetores de outras células para induzir reações vitais, como a renovação celular. As citocinas estimulam a produção de outras substâncias, entre as quais o ácido hialurónico, o colagénio e a elastina, o que faz com que sejam importantes o combate às rugas e rídulas, mas também da flacidez.

10. Cálcio

Este é o mineral mais abundante no corpo humano, presente nos ossos, dentes, células e sangue. Quando há carência de cálcio, a pele torna-se mais frágil, tal como acontece com os ossos, e perde a capacidade de reter a hidratação. O cálcio ativa a coesão celular e favorece a síntese do colagénio e da elastina, deixando a pele mais forte e resistente. Na cosmética, é usado sobretudo nos cremes para mulheres com mais de 60 anos.

11. Geleia real

Alimento produzido pelas jovens abelhas para alimentar a rainha. É muito rico em nutrientes, como proteínas, vitaminas, enzimas, minerais, lípidos, aminoácidos e oligoelementos. Tem propriedades hidratantes regeneradoras, cicatrizantes e calmantes que podem ser benéficas para a pele e para o cabelo. A geleia real estimula o metabolismo celular, diminui a secura cutânea, ativa a formação de colagénio e ajuda a reparar as rugas e a dar firmeza à pele.

12. Aloé vera

É uma planta suculenta originária do continente africano composta por traquinona, mucilagem, taninos, sais minerais, vitaminas e ácidos gordos que ajudam a diminuir a inflamação. Tem propriedades cicatrizantes e é usada há muitos anos para aliviar queimaduras solares.

É um excelente regenerador celular e tem um notável poder nutritivo, melhorando a aparência e elasticidade da pele. Na cosmética, são muitos os produtos que o incluem na sua formulação, sendo sobretudo usada para produtos para a pele do corpo e do rosto e também para produtos que cuidam do cabelo.

13. Argila

Rocha granulada rica em minerais, entre os quais se destaca o silicato de alumínio, o ferro, o magnésio e o cálcio. Pode ser vermelha, preta, amarela, verde, rosa. A argila tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e cicatrizantes, para além de possuir uma capacidade de absorção extraordinária que ajuda a hidratar a pele. É usada essencialmente em máscaras, esfoliantes faciais e corporais e champôs.

14. Vitamina A

Vitamina lipossolúvel importante para o desenvolvimento das estruturas mais externas da pele. O ácido retinoico, percursor de vitamina A, é muito usado em produtos antienvelhecimento. A vitamina A combate as rugas e rídulas, consegue promover a síntese da elastina e do colagénio e melhora a aparência de imperfeições e irregularidades cutâneas

15. Chá verde

Tem origem na planta Camellia sinensis e as suas folhas são submetidas a um tratamento de vapor, logo após a colheita, não passando pelo processo de oxidação. O chá verde tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e ainda estimulantes por conter teínas.

Estas suas características fazem com que seja usado para combater a acne, mas também as rugas e a celulite. Pela sua frescura e agradável odor, é também usado, por muitas marcas de cosmética, dermocosmética e perfumaria, em perfumes e desodorizantes.

16. Resveraterol

É um polifenol, substância antioxidante, presente nas grainhas da uva, considerado a melhor molécula anti-idade pelos investigadores da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos da América. É produzido em resposta a uma agressão externa, pelo que se encontra em especial nas uvas mais fermentadas.

O resveraterol, presente em muitos cosméticos comercializados no mercado, estimula a síntese das sirtuínas (proteínas da longevidade) e redensifica a epiderme, conseguindo bons resultados na luta contra as rugas e a perda de firmeza, como sublinham muitos dermatologistas.

17. Colagénio

É a proteína mais abundante no organismo, mas a sua produção tende a diminuir a partir dos 25 anos. De consistência dura e fibrosa, tem a função de suportar a pele, ossos, tendões e cartilagens. O colagénio confere elasticidade à pele e ao cabelo e é quando a sua produção diminui que, por exemplo, surgem as rugas e a flacidez. Alguns cosméticos incluem-no na sua composição, sob a forma de colagénio marinho, para lhe devolver o aspeto liso e esticado.

18. Ácido hialurónico

Polissacárido natural, presente na pele mas que diminui à medida que envelhecemos, levando à perda de firmeza. Atua como uma esponja molecular, ao absorver a água até mil vezes o seu próprio peso, preenchendo as rugas. Está presente na cosmética sob a forma de microesferas e numa versão sintética e injetável utilizada nos consultórios de dermatologistas.

19. Bambu

Planta tropical, de caule longo e flexível. Em condições extremas dobra-se à força do vento ou sob o peso da neve, mas raramente se parte, apresentando uma resistência comparável à da fibra de carbono. Na cosmética, é especialmente utilizada na formulação de produtos para o cabelo pois, graças às suas características naturais, permite dar força e flexibilidade aos fios e tornar o penteado mais resistente.

20. Romã

Fruto de casca lisa constituído por pequenas bolsas sumarentas, com uma semente branca no interior. É utilizado integralmente na cosmética, desde a casca ao óleo extraído das sementes, geralmente proveniente de agricultura biológica. A casca da romã fornece um elemento semelhante ao retinol, que reduz o aparecimento de rugas.

A polpa deste fruto, muito apreciado pelos portugueses, contém aquaporinos, substâncias que melhoram a elasticidade e potenciam a retenção de água. O óleo das sementes, rico em antioxidantes e ácidos gordos essenciais, neutraliza os radicais livres.

21. Chocolate

Feito a partir de cacau, é um alimento apreciado por muitos pela sua textura cremosa, aroma e saber inconfundíveis. Pode ser consumido de inúmeras formas, sendo muitas vezes oferecido em bombons no dia dos namorados. É utilizado na cosmética devido às suas propriedades hidratantes, mas também pelo seu aroma. Pode ser incluído em cremes, em loções corporais e até em fragrâncias.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.