De acordo com a nossa experiência, os homens dedicam em média cerca de 30 a 40 minutos por dia a hábitos de cuidado pessoal, entre tomar duche e colocar perfume. Mas será que estão a usar os gestos e os produtos certos? Para poupar tempo e dinheiro e, simultaneamente, exibir uma pele (e imagem) com o melhor aspeto possível, atente nas seguintes estratégias e adote-as. No caso de ser mulher, transmita-as ao seu parceiro.

Limpar

O duche deve ser o primeiro passo da sua rotina de cuidado pessoal, precedendo o gesto de barbear, uma vez que o vapor quente abre os poros e amolece os pelos da barba, facilitando o posterior barbear. Mas deve ter os seguintes cuidados:

- Feche a torneira

A água quente acentua a sensibilidade da pele e delapida a sua barreira protetora natural, deixando-a seca e vulnerável ao envelhecimento prematuro. Demorando menos tempo debaixo de água está a contribuir para melhorar a condição da sua pele, além de estar a proteger o meio ambiente, uma vez que a poupança de água é essencial em tempo de seca.

- Prepare a pele

A água por si só não é suficiente para libertar a pele de impurezas e células mortas. Aproveite o tempo que está debaixo do chuveiro para lavar a cara com um produto de limpeza específico, de preferência que prepare a pele para o barbear.

- Para poupar tempo no duche (e dinheiro) use um produto que permita lavar corpo e cabelo. Nos últimos anos, têm surgido no mercado produtos com estas características que se têm revelado muito eficazes.

Barbear

Os homens passam cerca de 3.000 horas ou 140 dias a barbear-se, segundo as contas da marca de cuidados corporais Nivea. Mas há truques para tornar este processo mais rápido e eficiente:

- Trave o crescimento

Invista em produtos com ingredientes que abrandem e enfraqueçam o crescimento dos pelos. Não se preocupe que não vai ficar imberbe. Ainda não existem produtos que façam esse milagre. A sua pele vai, sim, ficar mais macia durante mais tempo, permitindo-lhe até, dependendo do seu tipo de barba, não se barbear todos os dias.

- Facilite o barbear

Em vez das tradicionais espumas, cremes ou géis de barbear, experimente, em alternativa, um óleo. Como é transparente, permite-lhe ver exatamente o que está a fazer (ideal para contornar a zona das patilhas com grande precisão, por exemplo), tornando o processo mais rápido.

Se ainda assim preferir utilizar um produto que faça espuma ou tem uma barba particularmente rija, aplique uma camada de óleo por baixo do seu produto habitual e vai ver como a rotina de fazer a barba se torna duas vezes mais suave e rápida.

Hidratar

Este gesto, muitas vezes menosprezado pelo homem, é essencial para evitar a secura da pele e consequentes irritações, assegurando-lhe uma pele macia, que qualquer mulher vai querer acariciar... No rosto, após o barbear aplique uma loção after-shave com poder hidratante ou uma fórmula hidratante com ação calmante. Assim, num só gesto e com apenas um produto, estará a dar resposta a duas necessidades prementes da pele do rosto.

Aplique uma loção corporal hidratante, insistindo nas áreas mais ásperas ou secas. O ideal é fazê-lo logo após o duche, pois ajuda a reter a água difundida na pele. Para gastar o menos tempo possível, opte por fórmulas fluidas em spray, muito fáceis e rápidas de espalhar e, muito importante, que não deixam a pele pegajosa. Não precisa de mais de dois ou três minutos.

Cuidados masculinos para homens que não querem cheirar a cavalo

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.