Regras de etiqueta: como ser um convidado de casamento perfeito
créditos: Profoto

Dress Code

Na maioria dos casos, o dress code não vem explícito nos convites, mas é importante que os convidados se adaptem à formalidade deste tipo de evento e se vistam à medida. É normal que, por vezes, surjam dúvidas, no entanto, no caso dos homens, eles apresentar-se-ão sempre bem com um fato escuro e com uma gravata. No que toca às senhoras, recomendamos um vestido pelo joelho com uns belos sapatos de salto alto.

Usar peças de ganga é completamente desaconselhado, assim como qualquer outro tipo de tecido mais informal, a não ser que assim seja sugerido pelos noivos pois é o casal que dita a formalidade do casamento e o consequente dress code. 

Paralelamente, também a cor branca está simplesmente destinada à noiva e, possivelmente, às meninas das alianças ou das flores. Por esta razão, as convidadas deverão evitar looks nos quais o branco seja protagonista. Para além disto, o preto é igualmente "proibido", visto que é um tom associado a momentos menos alegres da vida. Contudo, é possível personalizar as peças de roupa brancas/pretas, ao colocar elementos com outras cores e ao apostar em acessórios mais vistosos, como pulseiras, colares, brincos e sapatos.

No que toca às damas de honor, estas devem ir ao encontro das cores e modelos que foram escolhidos previamente pela protagonista do casamento. Pode acontecer que não sejam as suas características favoritas, mas é importante que tenha em mente que corresponde à escolha de uma das suas maiores amigas.

Regras de etiqueta: como ser um convidado de casamento perfeito
créditos: Efeito Espontâneo

Resposta ao convite que recebeu

Depois de receber a grande notícia, é de bom tom felicitar os noivos, assim como informá-los sobre a sua disponibilidade: se vai estar ou não presente no casamento com alguma antecedência. Se fizer questão de testemunhar um dos dias mais felizes dos seus amigos, é essencial que indique, igualmente, o número de pessoas que a/o acompanharão, não tomando a liberdade de acrescentar muitas mais pessoas.

Cerimónia 

Quer seja na igreja ou não, a cerimónia corresponde a um dos momentos mais importantes do dia, pelo que é crucial que esteja presente, assim como chegar atempadamente. Lembre-se, também, que os lugares das primeiras filas estão reservados para as pessoas mais próximas dos noivos.

Regras de etiqueta: como ser um convidado de casamento perfeito
créditos: Aguiam Wedding Photography

Comportamento na festa

Em termos de comportamento, há alguns aspetos que os convidados devem ter em conta, nomeadamente, a quantidade de álcool que consomem, sendo pouco recomendável que bebam em excesso. Para além disto, se está a pensar levar um calçado alternativo (para trocar, caso esteja cansado/a), é preciso não descurar a formalidade do mesmo, assim como a forma como combina com o outfit completo.

Um facto a não esquecer: em algum momento do dia, é crucial que cumprimente e felicite, novamente, os noivos. Quando estiver para se ir embora, despeça-se, também, dos seus amigos que acabaram de dar o nó.

Regras de etiqueta: como ser um convidado de casamento perfeito
créditos: Joao de Medeiros

Fotografia 

É expectável que os noivos tenham contratado um serviço de fotografia e de vídeo, pelo que recomendamos que não interfira com o seu trabalho ao usar aparelhos extremamente grandes e visíveis, quer ao recorrer ao uso de flash, ou simplesmente ao deslocar-se para locais de grande destaque, nos momentos mais relevantes - entrada dos noivos, a troca das alianças, o corte do bolo, entre muitos outros. Quando isto, realmente, se verifica, pode acabar por prejudicar as reportagens de casamento dos profissionais contratados.

Todos estes aspetos, que acabarão por surgir naturalmente, são essenciais para que o dia dos noivos corra sem qualquer tipo de contratempo, dando, desta forma, lugar à descontração, alegria e à diversão.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.