Desde 2015, a marca alemã Adidas, em parceria com a associação ambientalista Parley for the Oceans (organização não governamental sem fins lucrativos), têm vindo a criar uma linha de calçado e roupa que contribuiu para manter os oceanos do planeta Terra mais limpos.

Estas peças foram feitas a partir de resíduos plásticos interceptados em praias, impedindo desta forma de terem sido arrastados para os oceanos. Eric Liedtke, da direção executiva da Adidas, fala de um produto “de valor acrescentado, que vai mais além do aspeto”.

“Com estes produtos feitos a partir de plástico reciclado, oferecemos aos nossos consumidores um valor acrescentado real, além da estética, funcionalidade e qualidade do produto, pois cada sapato é uma pequena contribuição para a preservação dos nossos oceanos. Depois de um milhão de pares de sapatilhas produzidas em 2017 e cinco milhões em 2018, planeamos fabricar perto de onze milhões de pares de calçados em 2019”.

SAPATOS TERREX PARLEY - 149,95 euros
SAPATOS TERREX PARLEY - 149,95 euros créditos: Adidas

Apesar de se tratar de um produto com um propósito de responsabilidade social, as sapatilhas da linha Parley não são baratas. Contudo, estão a ter uma grande aceitação por parte do público, principalmente dentro da comunidade running, destacando a comodidade do modelo Terrex Parley.

A marca alemã também está a comercializar, em conjunto com a estilista Stella McCartney, um calçado com uma abordagem mais sustentável, com materiais que não foram feitos com materiais nocivos para a saúde ou que provenham de animais ou destruam as florestas.

Esta iniciativa ecológica não se limita apenas às peças de vestuário, uma vez que querem cumprir metas no processo de fabricação, como é o caso da redução das emissões de CO2 e a prevenção de resíduos.

A Adidas estima que, em 2018, conseguiram economizar perto de 40 toneladas de residuais plásticos na totalidade da recolha nos escritórios, lojas, armazéns e centros de distribuição, tendo partido para soluções mais sustentáveis.

T-SHIRT PARLEY - 59,95 euros
T-SHIRT PARLEY - 59,95 euros créditos: Adidas

Admitindo que ainda não é possível eliminar o plástico no processo de produção e comercialização, a Adidas tenta compensar o ‘dano’ com a doação de 1.5 milhões de euros para a Fashion for Good, uma plataforma de moda sustentável.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.