São vários os modelos de casacos de fatos e várias as técnicas para abotoá-los. A verdade é que existem modelos para todos os gostos, desde blazers com um único botão a double breasted. Por isso, esclareça todas as suas dúvidas relativamente às regras de vestuário masculino e marque diferença com os mínimos detalhes, conseguindo assim, uma imagem mais cuidada.

Blazer com um botão

Se tiver algum blazer com apenas um botão, saiba que deve mantê-lo sempre fechado.

Blazer com dois botões

O blazer com dois botões é um dos modelos mais comuns e a forma mais correta de usá-lo é fechar apenas o primeiro botão, deixando o último aberto.

Blazer com três botões

No caso do blazer com três botões, é um pouco mais flexível, visto que é um blazer que já está ultrapassado. O mais indicado é que aperte o botão do meio e que deixe o último aberto. Quanto ao primeiro botão, pode deixar como preferir.

Blazer double breasted

Os blazers cruzados, devem ser apertados da seguinte forma: primeiro aperte o botão interno, de seguida feche o casaco, aperte o botão central e deixe o último, tal como na imagem abaixo. Quanto aos botões superiores, são meramente decorativos.

Colete

Quem fala de blazers, fala também de coletes. Aqui a regra é muito simples, apenas deve deixar o último botão aberto, tal como na imagem abaixo.

Quando estiver sentado

Quando estiver sentado, deixe o casaco aberto, apenas por três razões: vai ficar mais confortável, não vai forçar os botões nem vai deixar o casaco com mau aspecto.

Curiosidades

São várias as histórias que se ouvem a respeito da origem destas regras, mas a mais comum diz respeito ao rei inglês Edward VII, que no fim do século XIX tinha o hábito de usar o último botão do seu fato aberto, por estar um pouco acima do peso. A partir daí, diz-se que todos os homens da época, acabaram por usar da mesma forma, por respeito ao rei. Posteriormente, os fatos começaram a ser desenvolvidos com essa finalidade até os dias de hoje.