«Escrevam isto em letras maiúsculas. Uma mulher que diz a sua idade é uma mulher que nos dirá tudo aquilo que quisermos saber.» Quem o diz é J Alexander ou Miss J, como é conhecido no mundo da moda.

É uma figura carismática e cada vez mais mediática graças à sua presença, como elemento do júri, no reality show America's Next Top Model, já trabalhou como modelo para Jean Paul Gaultier, viveu em Tóquio e, actualmente, reside em Paris, onde é consultor de moda, responsável por castings e ensina as manequins a desfilarem graciosamente na passerelle, exibindo com orgulho os seus saltos altos.

É também o rosto de Compeed Style SOS, uma colecção que incorpora desde palmilhas especiais para o calcanhar e para a planta do pé a protectores para o dedo mindinho. Não tem papas na língua e é dotado de um sentido de humor particular. Tentámos saber aquilo que gosta e detesta e pedimos-lhe conselhos para andarmos... com confiança.

Prefere trabalhar como manequim ou como consultor de moda?

Prefiro ficar em casa, rico, e não trabalhar. Bem, na verdade... prefiro ficar em casa, rico, e ir às compras. Falando a sério, prefiro ser consultor de moda e ajudar as novas manequins a desfilarem e prepararem-se para sessões de fotografias. É excitante ver a excitação delas quando se saem bem no seu primeiro desfile.

Por que é as mulheres têm uma relação quase afectiva com os sapatos?

Talvez um bom par de sapatos seja, para algumas, um símbolo aspiracional e possa inspirá-las a serem mais glamorosas. Um bom par de sapatos ajuda-nos a atravessar bons e maus tempos e, no mundo da moda, pode abrir-nos portas para as discotecas mais badaladas ou arrranjar-nos uma boa mesa num restaurante. Um bom par de sapatos e uns jeans podem levar-nos longe!

Por que é que existe a ideia que as mulheres vão comprar sapatos quando se sentem deprimidas?

Acho que isso é só um pretexto para comprarem mais sapatos!

O que devemos ter em conta quando compramos um par de sapatos?

Comprem um par de sapatos com o qual consigam andar. O último grito da moda não se adequa a todas as pessoas. Se não estiverem habituadas a andar de saltos altos comecem por escolher uns sapatos com saltos de tamanho médio com os quais se sintam confortáveis.

Qualquer mulher fica elegante de saltos altos?

A maior parte das mulheres fica elegante quando usa saltos altos mas ter uma atitude elegante também ajuda...

E é possível sermos elegantes de sapatos rasos?

Bem, as mulheres tendem a andar como camionistas quando usam sapatos rasos ou ténis. A não ser que se trate de uma bailarina, os sapatos baixos permitem-nos andar sem que pensemos na elegância.

Veja na página seguinte: Como usar saltos altos de forma graciosa

O que é que pode dizer sobre uma mulher olhando para os sapatos que ela calça?

A minha resposta seria insultuosa para tantas mulheres por isso prefiro não dizer...

Que dicas nos dá para andarmos de saltos altos de forma graciosa?

Assegurarem-se que os sapatos são confortáveis e, se não forem, usarem as palmilhas e os protectores Compeed Style SOS para nunca sentirem dores!

Um par de sapatos errado pode destruir a imagem de uma mulher?

Sim! Sim! Sim! Sempre. Sempre. Sempre.

Excluíndo os sapatos, qual é a sua peça de vestuário favorita?

Roupa interior limpa. E sabem porquê? Para o caso de ser atropelado, ir para o hospital e ter de me despir!

Qual é a peça de vestuário que todas as mulheres deviam ter?

Um vestido preto básico. O mesmo vestido pode transformar-se do dia para a noite.

Quais são os erros que as mulheres cometem quando compram roupa?

Comprarem roupa demasiado pequena a pensar que a vão usar quando estiverem mais magras. Depois não perdem peso e não podem vestir a roupa porque não lhes serve!

Se tiverem um estômago proeminente nunca, nunca, nunca comprem calças de cintura descaída ou t-shirts curtas. Ver-se o fio dental a sair das calças também é horrível. Lembrem-se que o que está na moda não fica bem a toda a gente e a todo o tipo de corpos!

E quais são os erros mais comuns entre os homens?

Comprarem fatos que lhes assentam mal e escolherem os sapatos errados. Se comprarem um fato barato devem mandá-lo arranjar para que fique à medida.

Qual é a nacionalidade que acha que se veste de forma mais elegante? E menos?

Nos círculos certos da moda podemos encontrar elegância em qualquer sítio do mundo... e pouca elegância também. Algumas pessoas têm-na e outras não.

Pessoalmente, não acho que a elegância seja conseguida através da riqueza. Pode-se ser pobre e elegante e rico e um horror!

Para terminar, pode eleger duas mulheres que considere símbolos de elegância?

Nicole Kidman e Carolina Herrera.

Texto: Teresa d'Ornelhas

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.