Ajudam a criar um ar sofisticado, imprimem personalidade e criam um estilo irresistível.

Usar chapéus exige alguma coragem, autoconfiança e know-how. Esta estação as palavras de ordem são versatilidade e imaginação, como nos conta a equipa de consultoria de imagem Let’Shop:

«Pode-se variar entre capelinas (modelo feminino, com copa arredondada e pequena e abas grandes e moles) de tamanho maxi com abas enormes e em tons coloridos, chapéus com motivos equestres, chapéus pequenos e elaborados com aplicações em tule, turbantes, lenços ou boinas».

As cores são várias e fortes: azul, rosa ou laranja. Agora que conhece as tendências, aprenda a seleccionar o modelo certo para si.

Como escolher

«Experimente o máximo de estilos de chapéus que encontrar, mesmo que pense que não se adequam ao seu perfil», aconselham as especialistas, segundo as quais é essencial escolher um modelo à medida, sendo que «não deve cair da cabeça sempre que a inclina e não deve marcar a testa quando o retirar».

Quanto ao estilo, «se gosta do hippie ou boémio pode optar pelas capelinas coloridas e pelos chapéus cowboy, mas se tem um estilo mais romântico opte por uma capelina mais curta em tons pastel, preto ou branca».

Quando usar

As ocasiões devem ser tidas em conta no uso de chapéus: «Num evento mais formal ou chique pode-se optar por chapéus trabalhados, com aplicações em tule, e pelas capelinas», esclarece a equipa.

Um casamento que se realize até às 16 horas é também uma óptima oportunidade para usar chapéu. Os estilos hippie devem ser usados na praia ou em situações informais e os chapéus fedora (modelo masculino mas usado também por mulheres, com copa alongada com uma depressão no centro e abas médias) complementam um look business casual.

Toques finais

«A borda do chapéu deve estar paralela ao chão, posicionada logo acima da sobrancelha. De seguida, deve inclinar a aba ligeiramente para um dos lados para dar um ar mais fashion», ensina a equipa Let’Shop.

Já o chapéu fedora deve ser posicionado sobre a sobrancelha, enquanto as boinas devem ser usadas sobre um dos lados do rosto. Tenha ainda o cuidado de arranjar o seu cabelo de acordo com o chapéu:

«A maioria das pessoas quando usa um chapéu tem tendência a enfiá-lo sobre o seu penteado diário, sem se preocupar em arranjar o cabelo de acordo com o chapéu. No entanto, caso tenha muito cabelo, colocar apenas o chapéu sobre a cabeça não a irá favorecer, uma vez que torna maior o rosto.

Veja na página seguinte: Os modelos que estão out

Para a maioria dos chapéus, o cabelo deve ser apanhado num chignon ou num rabo-de-cavalo ou, ainda, deixá-lo caído e colocá-lo para trás das orelhas», explica a equipa Let’ Shop.

Os modelos que estão out:

Chapéus de feltro com fitinhas tipo colegial
Chapéus de palha tipo espantalho
Boné com pala

Agora que já sabe o que lhe fica melhor, não perca tempo. Boas escolhas!

Texto: Raquel Amaral com Equipa Let’Shop (consultoras de imagem)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.