Bruschettas de tomate e queijo mozzarella

Aqueça um grelhador. Pincele com um fio de azeite e coloque sobre a chapa quatro fatias de pão. Deixe torrar bem pelos dois lados.

Coloque, em cima de cada torrada, uma colher generosa de molho de tomate. Barre.

Adicione uma chávena de tomates cherry de várias cores, cortados em rodelas ou metades, uma chávena de bolinhas de queijo mozzarella, 100 g de presunto.

Termine com um fio de azeite e algumas folhas de orégãos.

(Fonte: Blogue “Faz&Come”)

Bruschetas de verão

Ceviche de corvina e manga

 Corte 400 g de corvina, limpa de pele e espinhas, em cubos de aproximadamente 1,5 cm e coloque num recipiente fundo. Tempere com sal grosso. Junte uma pitada de pimenta vermelha bem picada (sem sementes), um raminho de coentros picados finamente e meia cebola rocha, cortada em meias luas finas.

Envolva tudo muito bem.

Regue com o sumo de duas limas e uma colher de sopa de azeite extra virgem. Corte meia manga madura em pequenos cubinhos e junte ao preparado. Envolve tudo muito bem e sirva.

(Fonte: DeBorla)

Ceviche de corvina e manga

Bruschettas de tomate e sardinha

Corte dois tomates médios ao meio, elimine as sementes e corte-os em quadrados.

Num recipiente, coloque os tomates cortados e um milhinho de coentros picados. Tempere com sal, azeite e vinagre a gosto, envolva bem e reserve.

Entretanto, parta pão saloio em fatias finas e grelhe na grelha, durante alguns minutos até ficar tostado.

Retire o pão da grelha, regue com um fio de azeite extra virgem e esfregue-o com um dente de alho partido ao meio. Disponha por cima a mistura do tomate reservado.

Abra a lata das sardinhas, retire uma sardinha, corte-a ao meio no sentido do comprimento e disponha por cima do tomate.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Bruschettas de tomate e sardinha

Salada de pepino e salmão

Corte às rodelas um pepino, uma cebola descascada e um tomate, corte aos pedaços meio ananás. Depois de descascado, misture tudo com três fatias finas de salmão fumado e partido às tirinhas.

Por fim, tempere a gosto com uma colher de sobremesa de sementes de girassol, uma colher de sobremesa de bagas de góji, uma pitada de tomilho seco, uma golpada de vinagre balsâmico, sal e azeite virgem extra a gosto.

(Fonte: Livro "Sopas, saladas e sobremesas detox")

Salada de pepino e salmão

Salada de couscous no frasco

Coloque 250 g de couscous num tacho.

Adicione 250 ml de água a ferver, misture bem e deixe repousar durante cerca de cinco minutos.

Adicione uma colher de sopa de óleo e leve novamente ao lume, mexendo com um garfo, até soltar os grãos. Reserve.

Num frasco esterilizado, coloque até meia altura o couscous.

Adicione camadas alternadas de pepino (um), pickles de couve roxa (uma chávena), cebola roxa cortada em rodelas (uma), tomate cherry (uma chávena) e dois ovos cozidos, fatiados.

Num frasco pequeno, à parte, prepare o molho: misture um fio generoso de azeite, um pouco de vinagre, uma colher de sopa de mostarda, uma colher de chá de mel, sal e pimenta a gosto.

Feche os dois frascos e coloque-os na lancheira. Na hora da refeição, agite o frasco do molho e regue a salada do frasco grande.

(Fonte: Blogue “Faz&Come”)

Salada de couscous no frasco

Wraps de frango, abacate, manga e pêssego

Abra um abacate maduro ao meio e retire a polpa de uma das metades. Corte-a em pequenos pedaços e regue com sumo de uma lima.

Corte dois peitos de frango, cozidos ou grelhados, em pequenos cubos. Faça o mesmo com dois pêssegos maduros e duas maçãs. Pique um quarto de cebola roxa. Junte todos estes ingredientes ao abacate e tempere com sumo de uma lima, sal, azeite e coentros frescos picados. Envolva tudo muito bem.

Corte folhas de alface roxa, a gosto, em finas tiras.

Coloque a alface no centro da tortilha e por cima um pouco da mistura do frango.

Dobre a extremidade inferior e as laterais do wrap para dentro e enrole apertando bem.

Corte ao meio e sirva de seguida.

(Fonte: DeBorla)

Wraps de frango, abacate, manga e pêssego

Torradas de abacate, pera e queijo fresco

Numa tigela, colocar um quarto de abacate e esmagar muito bem com ajuda de um garfo.

Juntar um fio de mel e umas gotas de limão.

Entretanto, torrar duas fatias de pão integral e barrar cada uma com um triângulo de queijo em creme. De seguida barrar com o abacate, descascar e cortar uma pera em cubos e dispô-los sobre o pão, sobrepor lascas de queijo parmesão e regar com um fio de azeite.

(Fonte: Blogue “Marmita”)

Torradas com abacate, pera e queijo fresco

Pão com tomatada e ovo escalfado

Coloque um fio de azeite numa sertã e leve a saltear uma cebola cortada em meias-luas, com dois dentes de alho picados e uma folha de louro. Deixe cozinhar cerca de dez minutos - ou até a cebola ficar mole e translúcida - e junte meio pimento vermelho partido em tiras finas. Deixe cozinhar mais dez minutos e junte dois tomates maduros sem pele, cortados em cubos pequenos.

Tempere com sal e pimenta preta acabada de moer e deixe cozinhar tapado até o tomate estar bem desfeito, cerca de dez minutos. Descarte a folha de louro e reserve.

Entretanto ligue o forno nos 180 ºC. Parta as fatias quatro fatias de pão saloio e leve ao forno num nível alto e na posição grill, entre cinco a dez minutos ou até o pão estar estaladiço por fora, mas ainda relativamente fofo por dentro.

Para escalfar os ovos, leve um tacho com água ao lume com um fio de vinagre. Quando estiver a atingir o ponto de ebulição, baixe o lume – a água deve estar bem quente mas não a ferver. Parta um ovo para uma chávena pequena (ou para uma colher-medida, por exemplo) e deite-o delicadamente na água. Repita com os outros ovos (serão quatro no total), se couberem todos ao mesmo tempo na panela, e deixe cozinhar cerca de seis minutos. Retire-os com uma escumadeira e se não for para colocar logo no pão, reserve-os numa taça baixa com um pouco de água no fundo, para não colarem.

Para montar as tostas, barre cada uma delas com colheres de sobremesa de queijo-creme. Coloque por cima uma porção da tomatada, tentando abrir uma covinha no meio. Coloque aí o ovo escalfado. Tempere com pimenta preta acabada de moer e orégãos. Repita com as restantes tostas. Sirva com uma salada verde.

(Fonte: Blogue “Lume Brando”)

Pão com tomatada e ovo escalfado

Frozen yogurt de abacaxi

Coloque 300 g de abacaxi cortado aos cubinhos e congelados no robot de cozinha e triture.

Juntar 125 g de iogurte natural tipo grego e  volte a triturar até obter uma consistência suave (ao longo do processo poderá ser necessário parar e empurrar o que ficou agarrado às paredes do copo, voltando a triturar).

Sirva de imediato em copinhos de bolacha (opcional), com algumas lascas de coco.

(Fonte: Blogue “Lume Brando”)

Frozen yogurt de abacaxi [ou uma arma saudável contra o calor]

 

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.