Salmão com crumble de amêndoa e aveia

Comece por pré-aquecer o forno a 200 ºC.

Numa taça, junte duas colheres de sopa de amêndoa picada grosseiramente, uma colher de sopa de aveia, uma colher e meia de sopa de agave (que pode substituir por mel), uma colher de sopa de azeite, uma colher de sobremesa de funcho picado, uma colher de sopa de sumo do limão e uma colher de sopa de água. Misture tudo muito bem até ficar uma pasta bem grossa.

Tempere uma posta de salmão (350 g) com sal e pimenta de moer e barre a parte sem pele do salmão com a pasta de amêndoa.

Num tabuleiro antiaderente coloque o salmão duas batatas-doces médias cortadas às rodelas, temperadas com sal, pimenta e um quarto de colher de sopa de mostarda de moer.

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até a crosta do salmão estar bem tostada.

Acompanhe com o crème fraîche e rabanete ralado.

(Fonte: Blogue “Marmita”)

Salmão com crumble de amêndoa e aveia

Salmão com molho de tangerina

Tempere quatro lombos de salmão com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão. Leve a grelhar.

Para preparar o molho, aqueça uma colher de sopa de margarina numa frigideira em lume médio. Adicione uma colher de chá de gengibre ralado, as folhas de uma haste pequena de alecrim e deixe dourar. Acrescente 50 ml de vinho branco e deixe evaporar.

Coloque 250 ml de sumo de tangerina, uma colher de sobremesa de mel, mexa e deixe cozinhar por cerca de quatro minutos. Coloque uma colher de sobremesa de Farinha Maizena numa tacinha e, com uma colher de sopa, junte pequenas quantidades do molho já preparado.

Envolva bem para não ganhar grumos.

Depois junte o preparado de Farinha Maizena ao molho de tangerina e mexa muito bem. Deixe cozinhar em lume brando até engrossar ligeiramente.

Sirva os lombos de salmão com o molho de tangerina.

Sugestão de apresentação: decore com uns grãos de Pimenta-Rosa, e folhas de salsa.

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Salmão com molho de tangerina

Tacos de salmão fumado com salsa de morango e abacate

Para a salsa tem de misturar, numa taça, oito morangos cortados em pedaços pequenos, um abacate pequeno, cortado em pedacinhos, uma malagueta pequena, picada, com as sementes removidas (se quiser retirar parte do picante), meia cebola-roxa finamente picada, o sumo e a raspa de meio limão, coentros frescos picadinhos.

Aqueça um grelhador em lume médio-alto e grelhe as tortilhas cerca de um minuto de cada lado.

Divida 100 g de salmão fumado pelas duas tortilhas e disponha a salsa de morangos e abacate por cima. Sirva.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Medalhões de salmão com pasta de coentros e caril

Deixe descongelar o conteúdo de uma embalagem de medalhões de salmão. Se optar a fresco, adquira quatro postas de salmão.

Num almofariz, esmague quatro dentes de alho (descascados) com uma colher de sopa de caril em pó, uma colher de café de gengibre em pó, pimenta preta moída na altura, folhas de coentros frescos picadas (um punhado), uma colher de café de sal e uma colher de chá de açúcar mascavado. Esmague até obter uma pasta e barre com ela os medalhões de ambos os lados. Deixe a marinar 15 a 30 minutos.

Aqueça uma frigideira antiaderente com o fio de azeite, cozinhe o peixe de um lado e outro.

Retire do lume, regue com sumo de um limão e polvilhe com a raspa deste.

Sirva de imediato, acompanhado de brócolos que cozeu por breves minutos em água temperada com uma colher de chá de sal.

(Fonte: Blogue “Cozinha[Daduxa])

Medalhões de salmão em pasta de coentros e caril

Salmão em crosta de sementes de cânhamo com puré de grão-de-bico com manjericão

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

Num prato disponha duas colheres de sopa de molho de soja com as raspas de uma lima. Noutro disponha duas colheres de sopa de sementes de cânhamo.

Embebede quatro lombos de salmão no molho de soja e passe-o pelas sementes até cobrir toda a superfície. Coloque-o num tabuleiro de ir ao forno com um fio de azeite e leve a assar durante 20 minutos a 180 ºC.

Num tacho com um fio de azeite salteie uma cebola pequena e três dentes de alho picados até dourarem. Junte 400 g de grão-de-bico, tempere com sal e pimenta e cozinhe mais um pouco.

Deite o preparado num robô de cozinha, junte uma mão cheia de folhas de manjericão e triture até obter um puré. Adicione 100 ml de leite meio gordo ou bebida vegetal a gosto até obter a textura de puré que mais goste.

(Fonte: Livro “Superalimentos – Refeições com Mais Vida”)

Salmão em crosta de sementes de cânhamo com puré de grão-de-bico com manjericão

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.