Antes de deitarmos mãos à obra, a melhor massa de piza de sempre

Misture 3 + 3/4 chávenas de farinha tipo 65, 2 colheres de chá de sal marinho fino e 1/4 colher de chá de fermento de padeiro seco (tipo Fermipan). Adicione aos poucos 1 + 1/2 chávenas de água. Mexa e incorpore bem. Misture a massa com as mãos formando uma bola tosca. Transfira para uma taça grande e limpa. Cubra com película aderente e deixe a massa crescer e duplicar de tamanho em local sem corrente de ar (cerca de 18 horas).

Posto isto passe a massa para uma superfície enfarinhada e dê-lhe uma forma retangular, dividindo-a em 4 partes iguais. Em cada uma, reúna os 4 cantos para o centro para criar quatro dobras. Vire o lado da emenda para baixo e molde suavemente uma bola. Polvilhe a massa com farinha e reservar. Deixar a massa descansar, coberta com película aderente ou um pano de cozinha húmido, até ficar macia e maleável, cerca de 1 hora. Mantém-se 3 dias no frio.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

A melhor massa de piza de sempre

E, já agora, um molho de tomate para piza caseiro

Descasque e pique 1 cebola e 1 dente de alho. Refogue-os em 2 colheres de sopa de azeite. Junte 400 g de tomate pelado (pode ser de lata) aos pedaços. Ferva em lume brando 15 minutos (não tape o tacho). Nessa altura, tempere com 1 colher de chá de açúcar, uma pitada de sal, 1 folha de louro e pimenta moída. Coze mais 10 minutos.

Junte ½ colher de chá de manjericão e ½ colher de chá de orégãos. Mantenha a cozedura mais 10 minutos, sempre em lume brando. Junte 2 a 3 colheres de chá de concentrado de tomate, mexendo bem. Está pronto quando o molho se apresentar espesso. Retire a folha de louro, passe o molho com a varinha mágica. Deve arrefecer antes de utilizar na piza.

Molho de tomate para piza

Rolinhos de piza expresso

Nesta receita o objetivo é rapidez. Como tal, adquira uma base de massa de piza retangular. Estenda-a numa superfície enfarinhada (ou tapete de silicone). Pincele a massa com azeite e cubra com 100 g de molho de tomate para piza. Disponha 8 fatias de fiambre e 8 de presunto, o queijo Mozzarella ralado e polvilhe com ervas aromáticas a gosto (ex. orégão + tomilho).

Enrole a massa de forma a obter um longo rolo. Forre um tabuleiro com papel vegetal, transfira para aí o rolo e deixe a massa repousar no frigorífico 20 minutos.

Depois, corte o rolo em fatias (3 a 4 cm), passe a parte de baixo da fatia pela farinha de milho e disponha os rolinhos novamente no tabuleiro. Polvilhe-os com queijo ralado.

Coze em forno previamente aquecido (175 ºC) 20 minutos.

(Fonte: Blogue “Tarte de Limão”)

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 Rolinhos de piza expresso

Piza de pera e queijo roquefort

Use a massa base indicada no início do dossier (1/4 da porção).

Pré-aqueça o forno a 250º C (o ideal é 280º C, se o forno permitir). Enfarinhe um tabuleiro de piza. Polvilhe generosamente a massa com farinha e coloque numa superfície de trabalho também enfarinhada. Trabalhe a massa com as mãos, suavemente, dando-lhe a forma pretendida. Transfira para o tabuleiro.

Esfarele 125 g de queijo mozzarella e espalhe sobre a massa, deixando uma pequena margem. Disponha 1 pera cortada em fatias muito finas (não é necessário retirar a casca). Esfarele 50 g de queijo roquefort e coloque em alguns pontos sobre a pera. Espalhe 50 g de bacon e miolo de noz. Dobrar ligeiramente o rebordo. Cozer no forno pré-aquecido, 12 a 15 minutos (10 a 12 se usar uma temperatura superior). Servir de imediato.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

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Pizza de pera e roquefort

Pizas de quinoa sem glúten

Ligue o forno nos 180 ºC.

Massa: Coloque num processador de alimentos ¾ chávena de quinoa, 1 chávena de água frita, 1 colher de chá de fermento, 3 colheres de sopa de azeite, uma pitada de sal, e triture até obter um creme homogéneo.

Forre uma tarteira ou frigideira com cerca de 30 cm com papel vegetal e pincele com um pouco de azeite.

Verta a massa e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, ou até ficar bem dourada.

Cobertura: Numa taça, misture a polpa de 2 abacates descaroçados com o sumo de 1 lima e um fio de azeite. Tempere com sal e pimenta.

Barre a base com a pasta de abacate e decore com 1 queijo fresco light, mini pepino fatiado, 2 rabanetes fatiados, coentros frescos, orégãos frescos. Termine com um fio de azeite.

(Fonte: Blogue “Faz & Come”)

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Piza de quinoa sem glúten

Piza light de brócolos e peru assado sem glúten

Pré-aqueça o forno nos 200 ºC.

No copo do robot de cozinha coloque 125 g de farinha de trigo sarraceno, ½ colher de café de sal, 10 ml de azeite virgem extra, 50 ml de água bem fria, e triture, até obter uma massa. Forme uma bola, embrulhe em película aderente e leve ao frio durante dez minutos.

Estenda a massa sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com um pouco de farinha de trigo sarraceno, até obter um disco fino com cerca de 25 cm de diâmetro.

Rale 35 g de queijo limiano meio gordo diretamente para cima da base e disponha 75 g de frango ou peru assados, previamente desfiados e brócolos cozidos, a gosto, cortados em pedaços pequenos.

Polvilhe com a mistura de ervas e leve ao forno durante cerca de 10 minutos, até o queijo derreter e a massa ficar dourada e com um aspeto estaladiço.

Desfrute desta piza ainda quente, ou já fria, como snack.

(Fonte: Blogue “Faz & Come”)

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Piza light de brócolos e peru assado sem glúten

Pizas vegetarianas

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

Comece por cortar às rodelas 1 pimento vermelho e 1 pimento verde, 1 curgete, 1 beringela, 30 g de azeitonas pretas e 1 cebola. Corte 3 alcachofras em conserva em 4 partes e lamine 50 g de abacaxi.

Rale 40 g de queijo da ilha e 40 g de queijo parmesão.

Estique 300 g de massa de piza, faça um retângulo e com uma folha de papel vegetal por baixo, disponha num tabuleiro. Com uma faca, faça a divisão da massa em 6 quadrados iguais.

Pincele azeite na massa e coloque em cada quadrado, molho de tomate (no total perto de 100 ml). No primeiro quadrado coloque as alcachofras e o parmesão ralado. No segundo coloque as rodelas de curgete. No terceiro disponha as azeitonas, a cebola e as folhas de manjericão. No quarto coloque o abacaxi e por cima as bolinhas de mozzarella. No quinto coloque as rodelas de beringela e o queijo ilha. E no sexto e último os pimentos.

Polvilhe com orégãos por cima e leve ao forno entre 5 a 7 minutos. Retire e sirva.

(Fonte: Blogue “Saliva”)

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Pizas vegetarianas

Piza de cogumelos e fiambre

Massa: Peneire 500 g de farinha fina (tipo 45) com uma pitada de sal fino. Junte 1 colher de sobremesa de açúcar amarelo, 2 colheres de sopa de azeite e 7 g de fermento desidratado. Adicione 350 ml de água morna aos poucos na farinha amassando bem. Coloque num recipiente polvilhado com farinha. Repousa até a massa duplicar de tamanho.

Molho de tomate: Leve ao lume 1 fio de azeite, 2 dentes de alho. Deixe fritar. Junte 2 ramos de manjericão e 500 g de tomate em lata. Esmague tudo. Tempere de sal e pimenta. Retire do lume, coe. Ferva novamente até espessar.

Montar a Piza: Abra a massa numa superfície enfarinhada. Cubra com o molho de tomate, 150 g de queijo mozzarella ralado, 100 g de cogumelos e 50 de fiambre. Leve ao forno a 200 ºC.

(Fonte: DeBorla)

Mini pizas

Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Unte com azeite uma forma de muffins. Reserve. Coloque 4 wraps de milho de compra sobre uma superfície plana e, com o bordo de um copo largo ou cortador de bolachas, corte círculos. Pressione com os dedos cada círculo de massa nos orifícios da forma de muffins.

Numa tigela, deite o conteúdo do frasco de molho de tomate e basílico, ¼ de queijo grana padano, ½ colher de chá de alho em pó e orégão secos. Mexa de modo a envolver todos os ingredientes. Deite 2 colheres de sopa de molho de tomate em cada forminha.

Divida a mistura de queijos de forma uniforme sobre o molho de tomate e salpique com manjericão. Leve ao forno 15 minutos (até o queijo ficar douradinho).

Deixe arrefecer e só depois retire cada mini piza.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a felicidade”)

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Mini pizzas

Piza rústica de salmão fumado e rúcula

Massa. Junte 7 g de fermento seco, 1 colher de sopa de açúcar, 1 chávena de água morna. Repousa 15 minutos. Numa tigela, ou numa batedeira elétrica com acessório para massas, junte 3 chávenas de farinha sem fermento, 1 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de azeite. Adicione a mistura do fermento. Amasse bem. Repousa 10 minutos. Findo este tempo, divida a massa em partes iguais, dependendo do número de pizas que vai fazer. Com as mãos, estique cada uma, dando-lhe o formato e a espessura desejados. Transfira para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Faça alguns furos sobre a base com um garfo. Leve 5 minutos a forno pré-aquecido a 240 ºC.

Cobertura:  50 g de queijo creme, 100 g de salmão fumado cortado em pedaços pequenos, 100 g de cebola roxa cortada em meias luas finas e 125 g de queijo mozzarella esfarelado grosseiramente. Regar com um fio de azeite e levar ao forno 12 minutos. Quando estiver pronta adicionar a rúcula.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

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Piza rústica de salmão fumado e rúcula

Piza sem glúten com base de couve-flor

Corte as flores de 1 couve-flor e triture-as até ficar com uma textura tipo arroz pequenino. Coloque 600 ml da couve-flor ralada numa taça grande, com 80 g de farinha de amêndoa, 1 colher de sopa orégãos, o sal e a pimenta moída. Misture tudo com as mãos. Depois faça um buraco no meio e despeje para lá 3 ovos batidos. Amasse com as mãos, primeiro para envolver a farinha com os ovos e depois para criar uma bola de massa como se estivesse a fazer pão.

Pré-aqueça o forno a 200 ºC e cubra um tabuleiro com papel vegetal.

Espalhe um pouco de farinha de amêndoa por cima para a massa não agarrar.

Forme um círculo por cima do tabuleiro, como se fosse uma base de piza, deixando as pontas mais altas do que o centro. Cozinhe durante 25 minutos, só para dourar e enrijecer ligeiramente a massa. Retire e coloque os toppings. Primeiro, espalhe molho de tomate a gosto. Depois, cubra com 6 a 7 fatias de carpaccio affumicato, deixando descobertas só as pontas. A seguir coloque uma mão cheia de cogumelos shiitake cortados às tiras e leve novamente ao forno entre 5 e 10 minutos. Retire, cubra com 2 mãos cheias de espinafres baby e queijo da Ilha curado laminado e sirva.

(Fonte: “Casal Mistério”)

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Piza sem Glúten com Base de Couve-Flor

Rolinhos de piza fingida recheada com queijo

Abra a massa fresca de piza e espalhe uma dose generosa de molho de tomate de compra. De seguida, cubra com 150 g de fatias de fiambre e 150 g de queijo flamengo fatiado. Tempere com uma pitada de orégãos. Enrole a massa e leve ao frigorífico por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Quando a massa estiver endurecida, corte em rodelas, polvilhe com queijo mozzarella ralado e cozinhe por 30 minutos.

(Fonte: Queijos Santiago)