1. Bolo de panquecas com Nutella e molho de caramelo salgado:

Molho de caramelo: levar 3 colheres de sopa de açúcar amarelo e 3 colheres de sopa de água ao lume num tacho de fundo espesso. Tapar e deixar ferver 5 a 10 minutos (não mexer) até ficar caramelo dourado. Não deixar que fique muito escuro. Juntar 3 colheres de sopa de natas, mexer bem com um batedor de varas e juntar a pitada de flor de sal. Mexer.

Panquecas: numa taça colocar 210 g de farinha com fermento, 1 colher de chá bem cheia de fermento, 40 g de açúcar e pitada de sal. Abrir um buraco no centro e colocar 320 ml de leite, 70 ml de azeite extravirgem suave, 2 ovos batidos e 2 gotas de extrato de baunilha. Bater muito bem até ficar sem grumos.

Untar uma frigideira pequena com azeite e levar ao lume. Quando estiver bem quente, colocar uma concha pequena de massa. Deixar cozinhar até formar bolhas à superfície. Virar com uma espátula. Deixar cozinhar alguns segundos. Retirar e repetir até acabar a massa. Montar a torre: colocar uma panqueca no centro de um prato de servir e barrar com Nutella. Sobrepor outra panqueca e repetir. Barrar o topo com Nutella. Verter por cima o molho de caramelo salgado e espalhar avelãs tostadas e picadas grosseiramente. (Fonte: Blogue “Ananás e Hortelã”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella

2. Caracóis folhados de Nutella e frutos secos:

Desenrole o conteúdo de uma embalagem de massa folhada e cubra-a com uma camada generosa de Nutella. Por cima espalhe 150 g de frutos secos (ex. amêndoa laminada, nozes, pistácios) e enrole como se fosse uma torta.

Corte rodelas do rolo com cerca de 3cm e coloque-as no tabuleiro do forno, forrado com uma folha de papel vegetal. Pressione ligeiramente para achatar e leve a forno quente a 190 ºC durante 15 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma rede. Depois de frios pincele os caracóis com a geleia. (Fonte: Blogue “7 Gramas de Ternura”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella

3. Bolo na caneca de aveia, noz e Nutella:

Misturar 3 colheres de sopa de leite, 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de açúcar. Adicionar 3 colheres de sopa de farinha e bater até ficar homogéneo. De seguida, adicionar 1 + ½ colheres de sopa de aveia, 1 colher de sopa de nozes finamente picadas, ¼ colher de chá de fermento em pó, sal, canela e noz-moscada (todos uma pitada) e misturar.

Colocar a massa numa caneca que possa ser usada no micro-ondas. Colocar uma colher de Nutella em cima e empurrar com cuidado para que fique parcialmente submersa na massa do bolo.

Levar ao micro-ondas durante 30 segundos e, em seguida, em intervalos de 15 segundos até que o topo pareça seco e cozido (num-micro ondas de 750 watts demora 90 segundos).

Deixar descansar durante cinco minutos antes de comer, porque o bolo e o centro de Nutella vão estar bastante quentes. Cobrir com mais um pouco de Nutella e polvilhar com nozes picadas. (Fonte: Blogue “My Common Table”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella

4. Bolo de crepes, Nutella e morangos - Valentine´s day:

Numa taça, deite 250 g de farinha de trigo sem fermento e o sal. Noutra taça, misture os ingredientes líquidos: 4 ovos batidos, 300 ml leite, 200 ml de água e 2 colheres de manteiga derretida ou óleo de coco.

Deite esta mistura lentamente por cima da farinha e bata com a batedeira ou no liquidificador. Aqueça a frigideira e deite uma concha de massa. Deixe cozinhar até as bordas começarem a soltar. Vire e deixe cozinhar do outro lado.

Coloque o crepe no prato de servir, barre com Nutella e repita até terminar a massa. Decore com morangos. (Fonte: Blogue “Hoje Para Jantar”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella

5. Nutella, uma receita caseira:

Preparação Bimby: Comece por dispor no tabuleiro do forno 90 g de avelãs, deixe assar durante 15 minutos. Estenda-as sobre um pano e retire-lhes a pele. De seguida, coloque no copo da Bimby as avelãs e 150 g de açúcar, tirture 2 min/ vel 10. Acrescente 100 g de chocolate com 70% cacau e  100 g de chocolate de leite, partidos em pedaços e programe 30 seg/ vel 5. Caso necessário, com a ajuda da espátula baixe o que ficou na parece do copo. Adicione 205 g de leite e 95 g de óleo vegetal, programe 5min/ temp 50ºC/ vel 4. Terminado este tempo, programe mais 1 min/ vel 10. Verta o creme de avelã em frascos previamente esterilizados, deixe arrefecer, tape e reserve no frigorífico. (Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella

6. Bolachas de chocolate e Nutella:

Misture 210 g de farinha com fermento com 2 colheres de chá de amido de milho, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio e uma pitada e sal e reserve. Num outro recipiente bata 170 g de manteiga amolecida com 200 g de açúcar amarelo e 100 g de açúcar branco até obter uma mistura cremosa. Adicione 1 ovo e 1 gema e 2 colheres de chá de essência de baunilha e bata mais um pouco. De seguida, junte 40 g de cacau em pó e a mistura de farinha e envolva bem. Por último adicione 175 g de chocolate negro grosseiramente picado.

Leve a massa ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos. Entretanto ligue o forno a 180 ºC e forre vários tabuleiros retangulares com papel vegetal. Com a ajuda de uma colher de sopa coloque porções de massa no tabuleiro bem separadas.

Faça uma pequena concavidade no centro de cada porção e adicione uma colher de chá de Nutella em cada uma. Leve a cozer durante cerca de 15 minutos. Deixe-as arrefecer totalmente antes de retirá-las do tabuleiro. (Fonte: Blogue “Flor do Brownie”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella

7. Mini cheesecakes de Nutella:

Separe 8 a 10 aros para cheesecakes e coloque-os num tabuleiro sobre papel vegetal. Triture 250 g de bolachas integrais e misture-as com ¼ chávena de açúcar amarelo, 90 g de manteiga magra amolecida, 2 colheres de sopa de Nutella. Divida a base pelos aros e espalme para formar a base dos mini cheesecakes. Reserve-os no frigorífico.

Recheio: bata 600 g de queijo creme com ½ chávena de açúcar em pó, 1 iogurte grego natural e ½ colher de sobremesa de essência de baunilha. Adicione a Nutella e misture bem até obter um recheio homogéneo. Divida o recheio pelos aros, alise um pouco e leve de novo ao frigorífico.

Finalmente, leve 100 ml de natas ao lume e quando começarem a ferver deposite-as sobre 200 g de chocolate negro (70% cacau) previamente partido. Misture bem até que todo o chocolate se dissolva. Divida a ganache pelos cheesecakes e leve ao frigorífico 6 horas. Retire do frigorífico 30 minutos antes de servi-los, desenforme-os e polvilhe com cacau em pó. (Fonte: Blogue “Flor do Brownie”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella

8. Mini naked cake de Nutella:

Pré- aqueça o forno a 180 ºC. Forre o fundo de um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com manteiga. Coloque cerca de 7 a 8 aros de 10 cm cada untados com manteiga sobre o tabuleiro e reserve.

Se preferir fazer apenas um bolo forre o fundo de uma forma de 22cm com papel vegetal e unte-a com manteiga. Comece por fazer o bolo misturando 1 iogurte grego natural, 1 colher de sopa de sumo de limão, 75 ml de café forte, 90 ml de óleo de girassol, 2 ovos, 1 colher de sopa de baunilha, 1 + ¼ de chávena de açúcar.

De seguida, peneire 1 chávena de farinha, ½ chávena de cacau em pó, ½ chávena de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento em pó e vá adicionando à massa até ficar bem ligada. Distribua a massa pelos aros ou pela forma grande e leve a cozer durante cerca de 25 minutos se forem os aros ou cerca de 40 minutos se for a forma grande. Desenforme e deixe arrefecer totalmente. Prepare o recheio e cobertura batendo no processador 300 g de chocolate negro (70% de cacau), 300 g de Nutella, 250 g de manteiga à temperatura ambiente, 1/3 chávena de cacau em pó, uma pitada de sal, 1 colher de sopa de essência de baunilha, 100 g de açúcar. Deve obter uma mistura homogénea.

Para montar os bolinhos corte-os ao meio, coloque um pouco de recheio e um pouco de cobertura e decore com os frutos vermelhos como vê na foto. Guarde no frigorífico até à hora de servir. (Fonte: Blogue “Flor do Brownie”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella

9. Muffins de Nutella:

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Unte com manteiga, uma forma de muffins.

Peneire para uma tigela, 180 g de farinha com 1 colher de chá de fermento em pó, uma pitada de sal, 1 colher de chá de canela em pó e uma pitada de noz-moscada. Reserve.

Na batedeira, bata 70 g de manteiga sem sal, amolecida, com 100 g de açúcar em velocidade média, por cerca de 2 a 3 minutos. Acrescente 1 ovo e ½ chávena de leite, e bata até tudo ficar bem envolvido. Reduza a velocidade e, aos poucos, vá deitando a farinha reservada. Desligue mal fique envolvida pois quanto menos bater mais leve ficam os muffins.

Deite em cada forminha, cerca de uma colher de sopa de massa. No centro da massa, coloque uma colher de chá de Nutella e por cima, novamente a massa até cobrir e de modo a encher apenas ¾ da forma.  Leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que um palito inserido no muffin, este saia limpo.

Deixe que arrefeçam e antes de os servir, polvilhe-os com uma mistura de canela e açúcar. (Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella

10. Nutella saudável:

Se não encontrou avelãs já torradas, leve 1 chávena deste fruto seco ao micro-ondas, cerca de 4 minutos, dependendo da potência, deixe arrefecer e descasque.

Depois de torradas e sem casca, triture num processador de alimentos, até criar uma pasta homogénea. Adicione, individualmente, 1 chávena de cacau em pó (100% cacau), 1 colher de chá de estrato de baunilha, 1 colher de sopa de óleo de coco, ½ chávena de splenda.

Dependendo da consistência pretendida adicione mais ou menos óleo de coco extra virgem. (Fonte: WorkWell)

10 receitas muito gulosas para o Dia Mundial da Nutella