O Hummus é uma iguaria típica do Médio Oriente, que significa “grão-de-bico” em árabe.

Este prato tradicional consiste numa pasta de grão-de-bico com tahin (sementes de sésamo tostadas e moídas), muitas vezes utilizado como acompanhamento para pães ou pratos salgados, como o falafel.

Os ingredientes principais desta receita são o grão-de-bico, uma leguminosa rica em ferro, hidratos de carbono, com baixo índice glicémico e muita fibra; o limão, fonte de vitamina C (que ajuda a absorver o ferro); e as sementes de sésamo, uma boa fonte de gordura, vitamina E, ácido linoleico, cobre, manganês, cálcio, zinco e magnésio.

Além de ser bastante rápido de fazer (cinco minutos e voilá!), o hummus é bastante rico nutricionalmente e uma excelente opção para os dias quentes de verão. Esta é também uma receita muito versátil, que permite inúmeras combinações diferentes.

Dica: Para conservar, guarde o hummus num recipiente de vidro, no frigorífico.

Para acompanhar a produção da receita de Hummus de curcuma e coentros basta clicar na imagem abaixo.

Hummus de curcuma e coentros


Agora que tem este Hummus de curcuma e coentros pode incluí-lo nestas receitas muito simples e práticas:

Refeição 1 – Snack para a praia

Ingredientes: Palitos de cenoura e pepino com Hummus de curcuma e coentros

Preparação: Descasque e corte a cenoura e o pepino e guarde num recipiente com uma porção de hummus. Depois, é só utilizar os palitos e mergulhar na pasta de grão!

Refeição 2 – Sandes para um piquenique

Ingredientes: 2 fatias pão integral, Hummus de curcuma e coentros, alface e rúcula, tomate e abacate em rodelas, cajus grosseiramente picados

Preparação: Escolha um pão de qualidade (preferencialmente de fermentação lenta, biológico e integral) e monte a sua sandes. Embrulhe em papel vegetal e está pronto para o piquenique!

 Refeição 3 – Bowl fresca para o jantar

Ingredientes: 4 colheres de sopa de Hummus de curcuma e coentros, arroz integral, espinafres e agrião (cru), batata-doce e beterraba assada, brócolos a vapor, sementes de cânhamo descascadas, uva-passa

Preparação: Numa tigela grande disponha os ingredientes de forma harmoniosa.


Veja mais receitas e dicas em A Cozinha Verde.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.