Hambúrguer de salmão com salada

Cortar 750 g de salmão sem espinhas e pele em pedaços muito pequenos. Numa taça, juntar o salmão, uma cebola picada, um ovo e quatro colheres de sopa de pão ralado. Temperar com sal e pimenta e misturar muito bem.

Dividir esta mistura em seis porções, fazendo bolas. Colocar num prato e pressionar, achatando. Levar ao frigorífico uma hora.

Chips de beterraba: Lavar bem uma beterraba e secar com papel de cozinha. Com uma faca ou uma mandolina, cortar em rodelas muito finas. Fritar em óleo quente por quatro minutos. Colocar sobre papel de cozinha para secar e temperar com sal.

Cozinhar os hambúrgueres numa frigideira ou grelha quentes, sobre lume médio, durante quatro minutos de cada lado.

Abrir um pãozinho, colocar uma folha de alface, sobre esta, o hambúrguer de salmão.

Por cima dispor folhas de mizuna e coentros. Temperar com umas gotas de sumo de limão.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Hambúrguer de salmão com salada

Hambúrguer com farinheira

Coloque numa tigela 700 g de carne de vaca picada, uma cebola e dois dentes de alho picados, uma farinheira sem pele, duas colheres de sopa de molho inglês, uma colher de sopa de mostarda, uma pitada de sal e pimenta. Esmague tudo, envolvendo bem, divida em quatro partes e molde em hambúrgueres. Leve ao lume uma frigideira com duas colheres de sopa do azeite, junte os hambúrgueres e deixe cozinhar.

Se quiser que fiquem bem passados, leve-os ao forno pré-aquecido a 180 ºC por quatro minutos.

Leve ao lume outra frigideira com três colheres de sopa de azeite, adicione 400 g de cogumelos cortados em metades e deixe alourar.

Tempere com sal e pimenta e polvilhe com salsa picada. Recheie os pães com os hambúrgueres, tomate às rodelas e folha de alface.

Sirva com os cogumelos salteados.

(Fonte: Teleculinária)

Hambúrguer com farinheira

Hambúrguer de abóbora, quinoa e nozes

Ligue o forno a 180 ºC. Coloque meia abóbora manteiga cortada em meias luas num tabuleiro largo e baixo, tempere com sal, pimenta preta e um fio de azeite.

Embrulhe quatro dentes de alho em papel vegetal e coloque junto com a abóbora. Leve ao forno até estar tenro. Depois, tire a casca da abóbora e dos alhos. Esmague tudo.

Faça um refogado com uma cebola e um fio de azeite. Cozinha até ficar translúcida (sem queimar). Reserve.

Enquanto isso, coza um quarto de chávena de quinoa, segundo as indicações do pacote.

Coloque todos os preparados (exceto a quinoa) num processador de alimentos e pique até ficarem homogéneos. Envolva a quinoa. Se for do seu gosto, junte uma pitada de pimenta caiena e retifique o resto dos temperos.

Depois desta pasta estar fria, molde 10 a 12 hambúrgueres, coloque-os numa travessa e leve-os ao frigorífico uma hora.

Posto isto, cozinhe-os no forno até estarem dourados.

(Fonte: Blogue “Be Nice Make a Cake”)

Hambúrgueres de abóbora, quinoa e nozes

Hambúrguer com bacon e rodelas de cebola panada

Grelhe, com um pouco de sal, 100 g de carne de vaca picada até ficar entre o médio e o bem passado. Ao arrefecer, molde a forma de um hambúrguer e leve uma hora ao frio.

Entretanto, corte uma cebola em rodelas. Misture dois ovos, 60 g de farinha e 70 g de pão ralado, passe na mistura a cebola e frite-a em duas colheres de sopa de margarina, juntamente com duas fatias de bacon fumado.

Toste um pão brioche grande. Disponha, sobre a base do pão, duas fatias de queijo Cheddar e o bacon em cima do hambúrguer.

Coloque uma folha de alface e uma rodela de tomate na metade inferior do pão brioche tostado. Adicione uma rodela de cebola frita e cubra com a outra metade do pão brioche.

Pode servir com batata-doce frita e com molho ketchup, maionese ou barbecue.

(Fonte: Revista Saber Viver)

Hambúrguer com bacon e rodelas de cebola panada

Hambúrguer com queijo roquefort em pão de cereais

Lave bem três batatas-doces pequenas e corte-as em gomos. Seque-as bem e leve-as a fritar em óleo quente.

Entretanto, tempere dois hambúrgueres de carne de vaca e grelhe-os num grelhador ou chapa bem quente até que estejam no ponto desejado.

Quando estiverem quase prontos, coloque sobre cada um deles duas fatias de queijo Roquefort para que este derreta.

Abra o pão de cereais ao meio e barre-o com um pouco de manteiga.

Sobre a manteiga, coloque folhas de alface bem lavadas e secas, e, por cima, uma rodela de tomate. Junte o hambúrguer e feche com a outra metade do pão. Molho das batatas:

Numa taça misture 3 dl de maionese com um dente de alho ralado, uma colher de chá de salsa picada e duas colheres de chá de água.

Em óleo, frite as batatas-doces aos palitos, escorra-as sobre papel absorvente e tempere-as com um pouco de sal. Sirva os hambúrgueres com as batatas e o molho de maionese com alho.

(Fonte: Revista Jardins)

Hambúrguer com queijo Roquefort em pão de cereais