Empadão de cannelloni com três queijos e espinafre

Para preparar o molho marinara, aqueça três chávenas de sopa de azeite em lume médio, numa panela grande. Quando o azeite estiver bem quente, junte dois dentes de alho picados e refogue-os durante quatro minutos. Adicione 800 g de tomate em pedaços em conserva e meia colher de café de sal, desfazendo o tomate em pedaços pequenos.

Assim que levantar fervura, baixe a chama e deixe cozer em lume brando durante 15 a 20 minutos, mexendo frequentemente, até o molho engrossar. Junte oito a dez folhas de manjericão e reserve.

Aqueça o forno a 175 ºC.

Para fazer o recheio: Misture 500 g de espinafre, uma chávena de queijo ricotta, e um terço de chávena mais uma chávena de requeijão, um terço de chávena com queijo parmesão, uma pitada de noz-moscada e de pimenta. Espalhe uma chávena de molho no fundo duma assadeira grande (22 x 33 cm).

Preencha 14 cannellonis com o recheio de espinafre e coloque sobre a camada de molho. Cubra os cannellonis com o restante molho e polvilhe com queijo parmesão restante.

Cubra a assadeira com folha de alumínio e leve ao forno durante 90 minutos, até o molho fervilhar e os cannellone estarem cozidos e o recheio bem quente. Retire a folha de alumínio 20 minutos antes do final, para gratinar o empadão.

(Fonte: Livro “500 Receitas: Marmitas e Refeições Prontas”)

Empadão de cannelloni com três queijos e espinafre

Empadão de arroz basmati com cebola doce e queijo Emmental

Aqueça o forno a 175 ºC. Unte ligeiramente uma assadeira grande.

Numa panela grande, coza meia chávena de arroz basmati em quatro chávenas de água com sal, durante cinco minutos. Escorra, coloque o arroz na assadeira e junte três cebolas doces cortadas às rodelas, meio caldo de galinha, uma chávena de queijo emmental ralado, um quarto de chávena de leite gordo, uma pitada de sal e pimenta preta.

Misture bem.

Cubra a assadeira com folha de alumínio e leve ao forno durante uma hora, até o arroz e as cebolas estarem cozidos. Retire a folha, dez minutos antes do final, para gratinar. Salpique com salsa antes de servir.

(Fonte: Livro “500 Receitas: Marmitas e Refeições Prontas”)

Empadão de arroz basmati com cebola doce e queijo Emmental

Empadão de frango

Aqueça o forno a 180 ºC.

Leve a uma caçarola média, com água, uma batata grande, descascada e cortada em cubinhos e duas cenouras descascadas e cortadas em cubinhos. Quando levantar fervura, baixe o lume e coza os vegetais durante cinco a dez minutos, até estarem cozidos mas não demasiadamente. Retire do lume, escorra e reserve.

Numa caçarola média, derreta duas colheres de sopa de manteiga sem sal com um cubo de caldo de galinha. Use uma colher de pau para ir desfazendo o cubo. Quando a manteiga já estiver derretida e a mistura homogénea polvilhe com duas colheres de sopa de farinha sem fermento, mexendo até formar uma pasta igualmente homogénea. Deixe cozer em lume brando durante um minuto. Retire da chama e regue com duas chávenas e um quarto de leite gordo, mexendo constantemente.

Quando tudo estiver bem misturado, deixe cozer em lume médio/baixo durante dez minutos, até o molho engrossar. Retire do lume. Junte ao molho os vegetais cozidos, meia chávena de ervilhas congeladas e duas chávenas de frango assado, cortado em cubinhos. Tempere com pimenta.

Unte uma tarteira com 22 cm e deite a mistura de frango. Humedeça os bordos da tarteira com leite ou água. Cubra a mistura de frango com massa quebrada, pressionando as bordas para selar. Faça quatro a seis golpes para deixar sair o vapor e pincele com um ovo levemente batido.

Leve ao forno durante 30 minutos ou até o recheio estar quente e a massa dourada.

Tolera até três dias no frigorífico.

Para fazer empadões individuais, unte ligeiramente seis forminhas de porcelana com 7,5 cm e encha cada uma com meia chávena de recheio de frango. Estenda a massa com 1,5 cm de espessura e corte círculos com 7,5 cm de diâmetro. Tape as forminhas com os círculos de massa. Pincele com um ovo ligeiramente batido e faça um ou dois golpes para deixar sair o vapor.

(Fonte: Livro “500 Receitas: Marmitas e Refeições Prontas”)

Empadão de frango

Empadão de bacalhau com espinafres

Coza 700 g de bacalhau e 800 g de batatas com água e sal. Escorra e reserve. Ferva duas mãos cheias de folhas dos espinafres na água da cozedura do bacalhau. Escorra bem e reserve.

Limpe o bacalhau de pele e espinhas, lasque-o e reserve.

Prepare o molho béchamel com parmesão:
Numa caçarola derreta 50 g de margarina, polvilhe com 50 g de farinha e regue com 600 ml de leite. Vá mexendo para não formar grumos, nesta altura junte duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Quando engrossar desligue, tempere com sal, pimenta e noz-moscada, retire do lume e reserve.

Reduza as batatas a puré de preferência num passe-vite,  junte um terço do molho béchamel e envolva bem.

Numa frigideira faça um ligeiro refogado com uma cebola picada, o bacalhau lascado, junte as folhas de espinafres previamente fervidas e escorridas, acerte o sal e envolva tudo.

Unte um tabuleiro com um pouco de margarina, disponha do puré de batata, a cebola com os espinafres e o bacalhau, regue com o molho béchamel. Finalize a superfície com um pouco de pão ralado e queijo parmesão também ralado.

Leve a forno pré-aquecido nos 190 ºC para gratinar cerca de 25 minutos.

(Fonte: Blogue “Cozinha[DaDuxa]”)

Empadão de Bacalhau com Espinafres

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.