A par de muitas outras superfícies comerciais, as lojas Ikea em Portugal, assim como em muitos outros países, mantêm-se de portas fechadas pelo tempo que perdurarem as restrições impostas pelo estado de emergência e medidas subsequentes.

Sem previsão para reabertura das lojas, a cadeia sueca de venda de mobiliários para montagem doméstica, decidiu levantar o véu sobre a produção das suas almôndegas. Num post publicado na rede social Twitter, no Reino Unido, a Ikea deixa-nos a receita, em jeito de infografia, das suas famosas bolinhas de carne. Fá-lo, juntando-lhe o molho que acompanha um dos pratos icónicos da marca que conta, em Portugal, com cinco estabelecimentos.

Para as almôndegas

As quantidades apresentadas dão para perto de 20 almôndegas.

Vai precisar de carne de vaca e de porco picadas, numa proporção de 50/50, ou seja, 500 gramas de cada. Junta-se-lhes, uma cebola picada, um dente de alho picado ou esmagado, um ovo, 100 gramas de pão que deverá ralar, cinco colheres de sopa de leite. Finalmente, para tempero, o sal e a pimenta-preta.

Moldar as almôndegas

De acordo com a empresa escandinava, não é difícil confecionar as almôndegas: basta amassar todos os ingredientes dentro de uma taça, garantindo que formam uma pasta homogénea.

Importante: depois de moldadas as almôndegas, deverá levá-las ao frigorífico por duas horas. Isto para garantir que mantenha a sua integridade quando fritas. Vai fritá-las brevemente em azeite previamente aquecido.

Cozinhá-las

Ainda não estão prontas, pois terá de levar as almôndegas ao forno a 180 ºC. Isto por trinta minutos.

O molho

Já para o molho, vai precisar de 40 gramas de manteiga, outras 40 g de farinha de trigo, 150 ml de caldo de legumes e outro tanto de caldo de carne de vaca. Junta à lista de ingredientes, 150 ml de natas, duas colheres de chá molho de soja e uma colher de chá de mostarda Dijon.

Para produzir o molho

Derreta num tacho a manteiga, junte-lhe a farinha de trigo e mexa por dois minutos. Posto isto, adicione os caldos e continue a mexer. É altura de juntar as natas, a soja e a mostarda Dijon. Para o molho engrossar, terá de o deixar ferver.

Pode, agora, servir.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.