Bolo de tâmaras com molho de caramelo e natas

Pré-aquecer o forno a 175 ºC. Untar uma forma de bolo inglês com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado.

Bolo: Triturar 250 g de pasta de tâmaras com quatro ovos e 60 g de manteiga sem sal amolecida até ficar homogéneo. Misturar 140 g de farinha de trigo com fermento, uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio, uma colher de sobremesa de fermento em pó, uma colher de sobremesa de essência de baunilha.  Verter na forma e levar ao forno durante 35 minutos. Deixar arrefecer e desenformar.

Molho: Levar num tacho ao lume 80 g de açúcar mascavado, 45 g de manteiga com sal, quatro colheres de sopa de nata. Mexer sempre, até engrossar. Aplicar sobre o bolo.

(Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?”)

Bolo de tâmaras com molho de caramelo e natas
créditos: AA

Tigelinhas de aveia, caramelo de tâmaras e chocolate

Para a base: triture 300 g de flocos de aveia sem glúten e 250 g de cajus até ficarem grosseiramente picados. Junte oito tâmaras sem caroço, 100 g de óleo de coco derretido e uma pitada de sal e triture até formar uma pasta. Leve ao frio durante 15 a 20 minutos para que a mistura fique mais fácil de trabalhar.

Para o caramelo de tâmaras: Triture, até obter uma pasta cremosa, 160 g de tâmaras, uma colher de sopa de manteiga de amêndoa ou de caju, uma colher de sopa de água morna, uma colher de café de essência de baunilha e uma pitada de sal. Reserve.

Coloque 200 g de chocolate negro (70% de cacau) numa taça em banho-maria e vá mexendo até que fique derretido.

Forre forminhas de mini queques com papel. Cubra o fundo e os cantos com a mistura de aveia pressionando bem para formar uma tacinha.

Recheie com uma colher de sobremesa do caramelo de tâmaras e termine com uma colher de sobremesa de chocolate derretido para cobrir o topo.

Leve ao frigorífico durante 20 minutos ou ao congelador para comer como um mini gelado.

(Fonte: Livro "Equilíbrio", da autoria de Mafalda Rodrigues de Almeida)

Tigelinhas de aveia, caramelo de tâmaras e chocolate

Tâmaras recheadas com manteiga de avelã

Para a manteiga de avelã, torre 300 g de avelãs no forno até ganharem cor. Espere que arrefeçam.

Num robô de cozinha, triture-as até se tornarem manteiga. Vá parando o equipamento de vez em quando e faça descer com a espátula as avelãs que ficam nas paredes do copo.

Repita o processo várias vezes. A gordura das avelãs vai fazer com que o fruto se converta numa pasta em poucos minutos.

Para a opção de avelãs e cacau, junte à manteiga que acabou de fazer, uma colher de sobremesa de pepitas de cacau cru e uma colher de sopa de óleo de coco. Pode utilizar os 300 g de avelãs indicados na receita, para fazer metade com cacau e metade simples.

Retire o caroço a seis tâmaras medjool e recheie-as com os preparos anteriores.

(Fonte: Livro "Cozinha de Verão")

Medjol com manteiga de avelã

Bolo de tâmaras e arandos

Bolo: Coloque duas saquetas de chá de camomila em 300 ml de água a ferver, juntamente com a casca de uma laranja (sem a parte branca para não amargar) e deixe repousar durante uns três minutos. Retire os sacos e adicione 250 g de tâmaras descaroçadas e 200 g de arandos desidratados. Deixe repousar durante cerca de dez minutos. Aproveite para ligar o forno a 180 ºC.

À parte, na taça da batedeira, coloque 170 g de manteiga, 170 g de açúcar e 170 g de açúcar mascavado escuro. Bata até obter um creme leve e fofo. Adicione cinco ovos médios, gradualmente e sem parar de bater.

Com a varinha mágica ou no robô de cozinha, triture os frutos secos (sem retirar a água), até obter um puré.

Adicione o puré à mistura dos ovos e misture bem.

Peneire para outro recipiente 340 g de farinha sem fermento, meia colher de café de sal fino e uma colher de café de noz-moscada moída, mais uma colher de café de canela moída.

Reduza a velocidade da batedeira e adicione a farinha. Bata apenas até estar tudo integrado.

Verta a massa numa forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha, ou pulverizada com óleo em spray. Bata duas a três vezes com a forma na bancada para evitar borbulhas de ar e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito.

Quando o bolo estiver cozido, deixe-o repousar dez minutos em cima de uma rede de arrefecimento antes de desenformar.

Molho: Coloque 125 g de manteiga com sal num tacho e leve ao lume, juntamente com 125 g de açúcar mascavado claro até derreter, mexendo de vez em quando.

Cuidadosamente, adicione 150 g de natas gordas e 30 ml de Vinho do Porto branco e deixe cozinhar sem parar de mexer durante cerca de cinco minutos, até engrossar um pouco.

Pincele o bolo ainda quente com este molho e reserve o restante para o momento de servir.

Se sobrar, pode guardá-lo num frasco no frigorífico durante algumas semanas.

(Fonte: “Faz&Come”)

Bolo de tâmaras (e arandos)
créditos: Rui Ribeiro

Smoothie de banana e tâmaras

Na liquidificadora triture duas bananas maduras médias, um quarto de chávena de tâmaras sem caroço, duas chávenas de leite de amêndoa, duas colheres de chá de sementes de chia, meia colher de chá de cardamomo em pó, o sumo de meia lima. Verta o smoothie para dois copos e tempere com uma pitada de canela e sal.

Smoothie de banana e tâmaras

Bolo natural de cacau com banana e creme de tâmaras

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Num processador de alimentos, pique três chávenas de amêndoas e cajus durante alguns minutos. Numa tigela grande, misture a farinha de amêndoas e cajus, meia chávena de cacau cru em pó e duas colheres de chá de fermento.

Esmague duas bananas médias maduras e adicione à tigela, juntamente com meia chávena de óleo de girassol não refinado prensado a frio, mais chávenas de leite de amêndoas natural (sem açúcar), cinco colheres de sopa de geleia de arroz e as sementes de uma vagem de baunilha. Misture com uma vara de arames.

Forre uma forma redonda com papel vegetal e deite a massa na forma. Leve a massa ao forno pré-aquecido durante cerca de 40 minutos, até um palito sair limpo. Deixe arrefecer bem antes de desenformar. Reserve.

Para a cobertura bata, num processador de alimentos, uma chávena de tâmaras previamente demolhadas durante algumas horas, um quarto de chávena de cacau cru em pó, meia chávena de água fresca, meia colher de sopa de geleia de arroz (opcional). Deverá obter uma textura cremosa. Com a ajuda de uma espátula, cubra o bolo com o creme de tâmaras e cacau. Finalize a decoração com frutos vermelhos e amêndoas picadas.

(Fonte: Prevenir)

Bolo natural de cacau com banana e creme de tâmaras
créditos: Prevenir